Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58851
Type: | Dissertação |
Title: | Caminhos do horror: culpa e loucura em 1922 sob a influência de Poe |
Authors: | Freitas, Clarissa Paiva de |
Advisor: | Siqueira, Ana Marcia Alves |
Keywords: | King, Stephen, 1947-. 1922 - Crítica e interpretação;Terror na literatura;Poe, Edgar Allan, 1809-1849 Crítica e interpretação;Culpa na literatura;Loucura na literatura |
Issue Date: | 2021 |
Citation: | FREITAS, Clarissa Paiva de. Caminhos do horror: culpa e loucura em 1922 sob a influência de Poe. Orientadora: Ana Marcia Alves Siqueira. 2021. 142 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Tem-se por objetivo geral nesta dissertação discutir as escolhas narrativas realizadas pelo autor Stephen King no conto 1922 e as relações destas com a produção de Edgar Allan Poe. Discutimos as escolhas de King e seu processo narrativo a partir da análise comparativa com os contos O Gato Preto e O Coração delator, de autoria de Poe – observando os traços de influência e as inovações relativas ao horror, ao terror e seus arredores para compreender como uma repaginação de elementos já conhecidos no gênero foram fundamentais para construir “um horror” que se aproxima dos clássicos de modo a seguir uma tradição, porém, inovando o suficiente para alcançar o leitor da nova época. Para tanto, partiu-se da discussão do gênero e suas variantes e de como as peculiaridades destes dão margem a múltiplas abordagens, conforme o cenário em que foram produzidas, e também por discussões guiadas por teóricos que fundamentam a análise, como Tzvetan Todorov (2007), Louis Vax (1974), Ricado Pligia (1994), H.P. Lovecraft (1987), Remo Ceserani (2006), David Roas (2014), entre outros. Foram também analisados “como”, “quando” e “porquê” cada elemento significativo é inserido ao longo das narrativas e seus impactos sobre as imagens que se formam na recepção do texto, contribuindo para que as emoções de tensão, horror e dúvida se instalem de ambos lados (intra e extratextual). O percurso buscou, em especial, compreender a representação do horror a partir da loucura velada, da materialização da culpa e as reações ambíguas que podem resultar dessa junção – tanto para a narrativa como para o leitor. Para tanto, foi traçado um percurso entre os contos de Poe e a ficção de Stephen King – cujas narrativas alcançaram destaque por explorar de modo sobrenatural e psicológico a cegueira de caráter que habita o homem. Ou seja, esta dissertação identificou e discutiu, por meio da comparação com as duas narrativas de Poe, as escolhas narrativas de King, a estruturação do texto, a descrição dos personagens – mais emocional que física –, bem como o crescente abalo psíquico do personagem, resultando em loucura, como elementos construtores e condutores da trama culminando no arco do horror. Ao final, foi composto um panorama da escrita, construção, crescimento e ápice do horror dentro de 1922. |
Abstract: | The general objective of this dissertation is to discuss the narrative choices made by author Stephen King in the short story 1922 and their relationship with the production of Edgar Allan Poe. We discussed King's choices and his narrative process from a comparative analysis with the short stories The Black Cat and The Tell Tale Heart, written by Poe – observing the traces of influence and innovations related to horror, terror and its surroundings to understand how a redesign of elements already known in the genre were fundamental to build “a horror” that approaches the classics in order to follow a tradition, however, innovating enough to reach the reader of the new era. For that, it started from the discussion of the genre and its variants and how their peculiarities give rise to multiple approaches, according to the scenario in which they were produced, and also by discussions guided by theorists who base the analysis, such as Tzvetan Todorov (2007), Louis Vax (1974), Ricado Pligia (1994), HP Lovecraft (1987), Remo Ceserani (2006), David Roas (2014), among others. Also analyzed “how”, “when” and “why” each significant element is inserted throughout the narratives and their impacts on the images that are formed in the reception of the text, contributing to the emotions of tension, horror and doubt to be installed on both sides (intra and extratextual). The journey sought, in particular, to understand the representation of horror from the veiled madness, the materialization of guilt and the ambiguous reactions that can result from this combination – both for the narrative and for the reader. To this end, a path was traced between Poe's tales and Stephen King's fiction – whose narratives reached prominence for exploring in a supernatural and psychological way the character blindness that inhabits man. In other words, this dissertation identified and discussed, through the comparison with Poe's two narratives, King's narrative choices, the text structure, the description of the characters – more emotional than physical –, as well as the growing psychic shock of the character, resulting in madness, as building and conducting elements of the plot culminating in the arc of horror. In the end, an overview of the writing, construction, growth and apex of horror was composed within 1922. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58851 |
Appears in Collections: | PPGLE- Dissertações defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2021_dis_cpfreitas.pdf | 2,35 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.