Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58838
Tipo: TCC
Título : Bilíngua: definindo uma estratégia de uso para apoiar o ensino de Libras
Autor : Silva, Elida Correia da
Tutor: Sampaio, Andreia Libório
Palabras clave : Acessibilidade;Surdos - Educação;Língua Brasileira de Sinais
Fecha de publicación : 2020
Citación : SILVA, Elida Correia da. Bilíngua: definindo uma estratégia de uso para apoiar o ensino de Libras. 2020. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Digital)-Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2020.
Resumen en portugués brasileño: Este trabalho aborda a definição de estratégia de uso para apoiar o ensino de Libras no aplicativo Bilíngua, que visa auxiliar o ensino de Libras para surdos e ouvintes de 7 a 14 anos, de maneira lúdica, utilizando o método da Educação bilíngue em seu processo de ensino-aprendizagem e critérios de usabilidade como a facilidade de uso. Para isso, foram desenvolvidas as seguintes etapas de pesquisa: análise das estratégias encontrados na Revisão Sistemática da Literatura de Santos et al (2016) para o apoio do ensino de Libras, o levantamentos de aplicativos de Libras contidos na loja Google Play Store, conhecimento do contexto escolar, através de etapas de entrevistas e aplicação de formulários com alunos surdos, professores, intérpretes de Libras, coordenadores e diretores de escolas públicas e privadas do país. Como resultado, foi possível definir os públicos alvo: alunos, família e professores; a partir disso, foi escolhida a estratégia de uso para apoiar o ensino de Libras no aplicativo Bilíngua, tendo como base os dados coletados dos alunos surdos do ensino regular, referente a dificuldade na aquisição linguística e na comunicação.
Abstract: This work addresses the definition of a use strategy to support the teaching of Libras in the Bilingual app, which aims to assist the teaching of Libras for deaf and hearing children from 7 to 14 years of age, in a playful way, using the method of bilingual education in their process of teaching-learning and usability criteria such as ease of use. For this, the following research steps were developed: analysis of the strategies found in the Systematic Literature Review of Santos et al (2016) to support the teaching of Libras, the survey of Libras applications contained in the Google Play Store, knowledge of school context, through stages of interviews and application of forms with deaf students, teachers, Libras interpreters, coordinators and directors of public and private schools in the country. As a result, it was possible to define the target audiences: students, family and teachers; from this, the usage strategy was chosen to support the teaching of Libras in the Bilingual app, based on the data collected from deaf students in regular education, referring to the difficulty in language acquisition and communication.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58838
Aparece en las colecciones: DESIGN DIGITAL - QUIXADÁ - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2021_tcc_ecsilva.pdf1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.