Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58784
Tipo: TCC
Título: O alforje de histórias: uma experiência artística e pedagógica no município de Camocim
Título em inglês: The Saddlebag of Stories: an artistic and pedagogical experience in the municipality of Camocim
Autor(es): Silva, Maria José Gomes da
Orientador: Benvenuto, João Emanoel Ancelmo
Palavras-chave: Alforge de Histórias;Experiência Artística;Contação de Histórias;Proposta Pedagógica
Data do documento: 2021
Citação: SILVA, Maria José Gomes da. O alforje de histórias: uma experiência artística e pedagógica no município de Camocim. 2021. 71 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumo: Este trabalho com o tema: O Alforje de Histórias: uma experiência artística e pedagógica em Camocim, foi desenvolvido na Escola de Ensino Fundamental Idelzuite Tavares Carneiro na cidade de Camocim-Ceará, entre outras experiências afins. A proposta do Alforje de histórias tem como foco o trabalho com os atores envolvidos no processo ensino aprendizagem e, surgiu a partir de vivências com contação de histórias com pequenos grupos de professores, jovens e crianças de outras instituições escolares e espaços não escolares a partir das narrativas tradicionais, buscando também o compartilhamento de técnicas com histórias da cultura local. Tudo começa com Era Uma Vez, uma historieta de vida narrada poeticamente. O trabalho tem como objetivo geral a elaboração de uma Proposta Pedagógica, através da implementação de um guia de dinamização do Alforje de Histórias, que tem um caráter metodológico, construído a partir de uma trilha interativa de literatura e formação de leitores literários. Para fundamentar, apresentamos como referencial teórico os documentos norteadores do currículo, o Documento Curricular Referencial do Ceará, juntamente com a Base Nacional Comum Curricular e autores como Regina Machado (2004, 2015) e José Morais (1996) que dão base para a sustentação do Alforje, como uma arte de contar histórias. Portanto, essa experiência artística e pedagógica se mostra relevante, alcançando as dimensões do conhecimento e se consolidando numa ação formadora de prática artística no município de Camocim- Ceará.
Abstract: This paper with the theme: The Alforje de Histórias: an artistic and pedagogical experience in Camocim, was developed at the Idelzuite Tavares Carneiro Elementary School in the city of Camocim-Ceará, among other similar experiences. The Alforje de Histórias proposal focuses on working with the people involved in the teaching-learning process, and emerged from experiences with storytelling with small groups of teachers, young people and children from other school institutions and non-school spaces from the traditional narratives, also seeking to share techniques with stories of local culture. It all starts with Era Uma Vez, a poet's narrated life story. The work has as general objective the elaboration of a Pedagogical Proposal, through the implementation of a guide for dynamizing the Alforje de Histórias, which has a methodological character, built from an interactive trail of literature and training of literary readers. To substantiate, we present as a theoretical reference the guiding documents of the curriculum, the Ceará Referential Curricular Document, together with the National Common Curricular Base and authors such as Regina Machado (2004, 2015) and José Morais (1996) that provide the basis for the Saddlebag, with an art of storytelling. Therefore, this artistic and pedagogical experience is relevant, reaching the dimensions of knowledge and consolidating itself in an action that forms artistic practice in the municipality of Camocim-Ceará.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58784
Aparece nas coleções:PROFARTES - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_dis_mjgsilva4,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.