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Tipo: Artigo de Evento
Título : Estudo do comportamento da aderência e do conforto ao rolamento em pistas de pouso e decolagem
Autor : Oliveira, Francisco Heber Lacerda de
Almeida, Lucas Cavalcante de
Ramos, Saulo Passos
Palabras clave : Aderência;Conforto;Rolamento;Pista de pouso e decolagem;Aeroportos - Medidas de segurança;Avaliação de pista de rolamento;Coeficiente de atrito;Índice de irregularidade internacional (IRI)
Fecha de publicación : 2016
Citación : OLIVEIRA, Francisco Heber Lacerda de; ALMEIDA, Lucas Cavalcante de; RAMOS, Saulo Passos. Estudo do comportamento da aderência e do conforto ao rolamento em pistas de pouso e decolagem. Transportes, São Paulo-SP, v. 24, n. 2, p. 27-33, 2016.
Resumen en portugués brasileño: Este artigo analisa as relações existentes entre a aderência e o conforto ao rolamento em pistas de pouso e decolagem. Por intermédio dos dados de macrotextura, de coeficiente de atrito e do índice de irregularidade internacional, obtidos entre 2013 e 2014 no Aeroporto Internacional de Fortaleza, foi possível comparar esses parâmetros e suas alterações ao longo da pista. As análises foram efetuadas com base na literatura técnico-científica e nas exigências normativas da Organização da Aviação Civil Internacional e da Agência Nacional de Aviação Civil. Verifica-se que em alguns trechos da pista em estudo, sobretudo no segmento central, o comportamento entre os parâmetros analisados apresenta tendência divergente. Com esta análise, espera-se contribuir para o incremento da segurança das operações de pousos e decolagens, especialmente na resis-tência à derrapagem, no controle direcional e no conforto ao rolamento das aeronaves
Abstract: This paper analyzes the relationship between the grip and ride comfort on the runways. Through data of macro-texture, coefficient of friction and international roughness index, obtained between 2013 and 2014, it was possible to compare the parameters and their changes along the runway. The analyzes were based on technical and scientific literature and regu-latory requirements of the International Civil Aviation Organization and the National Civil Aviation Agency. It notes that insome sections of the runway, especially in the central segment, the behavior of the parameters analyzed present divergent trend. With this analysis, we hope to contribute to enhancing the safety operations performance, especially in the skid re-sistance, the directional control and ride comfort of the aircraft.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58614
ISSN : 2237-1346
Aparece en las colecciones: DEQ - Artigos publicados em revista científica

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