Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58614
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Francisco Heber Lacerda de-
dc.contributor.authorAlmeida, Lucas Cavalcante de-
dc.contributor.authorRamos, Saulo Passos-
dc.date.accessioned2021-05-25T12:07:54Z-
dc.date.available2021-05-25T12:07:54Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Francisco Heber Lacerda de; ALMEIDA, Lucas Cavalcante de; RAMOS, Saulo Passos. Estudo do comportamento da aderência e do conforto ao rolamento em pistas de pouso e decolagem. Transportes, São Paulo-SP, v. 24, n. 2, p. 27-33, 2016.pt_BR
dc.identifier.issn2237-1346-
dc.identifier.otherDOI:10.4237/transportes.v24.i2/1059-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58614-
dc.description.abstractThis paper analyzes the relationship between the grip and ride comfort on the runways. Through data of macro-texture, coefficient of friction and international roughness index, obtained between 2013 and 2014, it was possible to compare the parameters and their changes along the runway. The analyzes were based on technical and scientific literature and regu-latory requirements of the International Civil Aviation Organization and the National Civil Aviation Agency. It notes that insome sections of the runway, especially in the central segment, the behavior of the parameters analyzed present divergent trend. With this analysis, we hope to contribute to enhancing the safety operations performance, especially in the skid re-sistance, the directional control and ride comfort of the aircraft.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAderênciapt_BR
dc.subjectConfortopt_BR
dc.subjectRolamentopt_BR
dc.subjectPista de pouso e decolagempt_BR
dc.subjectAeroportos - Medidas de segurançapt_BR
dc.subjectAvaliação de pista de rolamentopt_BR
dc.subjectCoeficiente de atritopt_BR
dc.subjectÍndice de irregularidade internacional (IRI)pt_BR
dc.titleEstudo do comportamento da aderência e do conforto ao rolamento em pistas de pouso e decolagempt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo analisa as relações existentes entre a aderência e o conforto ao rolamento em pistas de pouso e decolagem. Por intermédio dos dados de macrotextura, de coeficiente de atrito e do índice de irregularidade internacional, obtidos entre 2013 e 2014 no Aeroporto Internacional de Fortaleza, foi possível comparar esses parâmetros e suas alterações ao longo da pista. As análises foram efetuadas com base na literatura técnico-científica e nas exigências normativas da Organização da Aviação Civil Internacional e da Agência Nacional de Aviação Civil. Verifica-se que em alguns trechos da pista em estudo, sobretudo no segmento central, o comportamento entre os parâmetros analisados apresenta tendência divergente. Com esta análise, espera-se contribuir para o incremento da segurança das operações de pousos e decolagens, especialmente na resis-tência à derrapagem, no controle direcional e no conforto ao rolamento das aeronavespt_BR
Aparece nas coleções:DEQ - Artigos publicados em revista científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_art_fhloliveira.pdf360,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.