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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58379
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | A importância da calibração para aplicativos de smartphone na medição da irregularidade longitudinal em pavimentos rodoviários |
Authors: | Moreira, Fernanda Silva Chaves, José Wémenson Rabelo Almeida, Lucas Cavalcante de |
Keywords: | Índice de irregularidade internacional (IRI);Pavimentos - Gerência;Pavimentos - Defeitos |
Issue Date: | 2020 |
Citation: | MOREIRA, Fernanda Silva; CHAVES, José Wémenson Rabelo; ALMEIDA, Lucas Cavalcante de. A importância da calibração para aplicativos de smartphone na medição da irregularidade longitudinal em pavimentos rodoviários. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES. 34º., 100% Digital, 16 a 21 nov. 2020. Anais [...], [s.l]: Editora: Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2020.p.1168-1178. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O presente estudo realiza um comparativo entre os valores do Índice de Irregularidade Internacional (Internacional Roughness Index – IRI) obtido por meio de um perfilômetro a laser e um aplicativo para smartphone, RoadBump PRO®; em um trecho de pavimentação flexível de uma rodovia federal, buscando compreender se os dados obtidos por meio de aplicativos de smartphone podem equiparar-se aos resultados obtidos pelo perfilômetro a laser. Observou-se que existe uma divergência entre as classificações realizadas por ambos os medidores, no qual constatou-se que os valores obtidos pelo RoadBump PRO® apresentaram maior dispersão, inferindo em uma diferença significativa entre as médias dos valores de IRI coletado pelo perfilômetro a laser. Essa diferença pode ser atribuída ao processo de calibração no qual o aplicativo para smartphone foi submetido. |
Abstract: | The present paper makes a comparison between the values of the International Roughness Index (IRI), applied through a laser profile and a smartphone application, RoadBump PRO®; in a flexible paving process on a federal highway, seeking to understand the data obtained through smartphone applications can match the results obtained by the laser profilometer. Note that there is a divergence between the participants who use the meters, but not those who evaluate using RoadBump PRO®, which have greater dispersion, inferring a significant difference between the IRI data collected by the laser profile. This difference can be attributed to the calibration process in which the smartphone application was submitted. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58379 |
ISBN: | 978-65-89319-00-9 |
Appears in Collections: | DET - Trabalhos apresentados em eventos |
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