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dc.contributor.authorMoreira, Fernanda Silva-
dc.contributor.authorChaves, José Wémenson Rabelo-
dc.contributor.authorAlmeida, Lucas Cavalcante de-
dc.date.accessioned2021-05-14T16:03:40Z-
dc.date.available2021-05-14T16:03:40Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationMOREIRA, Fernanda Silva; CHAVES, José Wémenson Rabelo; ALMEIDA, Lucas Cavalcante de. A importância da calibração para aplicativos de smartphone na medição da irregularidade longitudinal em pavimentos rodoviários. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES. 34º., 100% Digital, 16 a 21 nov. 2020. Anais [...], [s.l]: Editora: Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2020.p.1168-1178.pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-89319-00-9-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58379-
dc.description.abstractThe present paper makes a comparison between the values of the International Roughness Index (IRI), applied through a laser profile and a smartphone application, RoadBump PRO®; in a flexible paving process on a federal highway, seeking to understand the data obtained through smartphone applications can match the results obtained by the laser profilometer. Note that there is a divergence between the participants who use the meters, but not those who evaluate using RoadBump PRO®, which have greater dispersion, inferring a significant difference between the IRI data collected by the laser profile. This difference can be attributed to the calibration process in which the smartphone application was submitted.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectÍndice de irregularidade internacional (IRI)pt_BR
dc.subjectPavimentos - Gerênciapt_BR
dc.subjectPavimentos - Defeitospt_BR
dc.titleA importância da calibração para aplicativos de smartphone na medição da irregularidade longitudinal em pavimentos rodoviáriospt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente estudo realiza um comparativo entre os valores do Índice de Irregularidade Internacional (Internacional Roughness Index – IRI) obtido por meio de um perfilômetro a laser e um aplicativo para smartphone, RoadBump PRO®; em um trecho de pavimentação flexível de uma rodovia federal, buscando compreender se os dados obtidos por meio de aplicativos de smartphone podem equiparar-se aos resultados obtidos pelo perfilômetro a laser. Observou-se que existe uma divergência entre as classificações realizadas por ambos os medidores, no qual constatou-se que os valores obtidos pelo RoadBump PRO® apresentaram maior dispersão, inferindo em uma diferença significativa entre as médias dos valores de IRI coletado pelo perfilômetro a laser. Essa diferença pode ser atribuída ao processo de calibração no qual o aplicativo para smartphone foi submetido.pt_BR
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