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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58272
Type: | Dissertação |
Title: | Indícios de autoria em textos dissertativo-argumentativos do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM |
Authors: | Sobrinho, Viviane Vieira de |
Advisor: | Sousa, Maria Margarete Fernandes de |
Keywords: | Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil);Autoria;Comunicação escrita |
Issue Date: | 2020 |
Citation: | SOBRINHO, Viviane Vieira de. Indícios de autoria em textos dissertativo-argumentativos do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM. Orientadora: Maria Margarete Fernandes de Sousa. 2020. 104 f - Dissertação (Mestrado em Linguística) - Programa de Pós-graduação em Linguística, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Esta pesquisa surge a partir de reflexões e questionamentos sobre a noção de autoria orientada na Cartilha do Participante do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Com esse ponto de partida, percebeu-se que o referido manual de apoio não esclarece, de fato, o que é uma produção textual autoral, deixando o participante à deriva em uma avaliação de grande importância, que é a principal oportunidade de acesso ao nível superior no Brasil. Além disso, é possível interpretar que a avaliação deixa transparecer valorização da forma, organização textual, em detrimento dos aspectos discursivos, que são, de fato, relevantes para a marca do autor. A partir disso, esta investigação tem como objetivo analisar como elementos contextuais, especificamente a originalidade e a responsividade, marcam a autoria em textos dissertativoargumentativos produzidos pelos participantes do ENEM. A análise dos dados é pautada em Bakhtin (2000) e em Possenti (2002). Trata-se de uma pesquisa descritiva, de cunho qualitativo, a qual analisa o corpus que foi formado a partir da análise prévia de 17 redações nota mil do ENEM ocorrido nos anos 2016 e 2017. As redações foram produzidas pelos participantes que pleiteavam vagas nos cursos de nível superior, os quais possuem como critério de ingresso a nota de desempenho (que pode variar de zero a mil), sendo esta, portanto, fator determinante para aprovação dos candidatos que, em sua maioria, são concludentes do Ensino Médio. Como resultado, é possível afirmar que a noção de autoria está vinculada: à enunciação; ao estilo; e à tomada de posição. Primeiro, o participante aciona outros enunciadores como base para mostrar ao leitor/avaliador que a interpretação que ele faz do assunto coaduna com outros enunciadores. Segundo, a construção do texto se realiza por um estilo; este, nesse caso, é o conjunto de estratégias que destaca ou não determinados pontos da argumentação empreendida, para evitar que ele reproduza o senso comum, isso evidencia o seu teor de singularidade. Terceiro, a tese defendida pelo participante sobre o assunto abordado se revela como a sua tomada de posição. Essas constatações levam a concluir que a autoria é apreensível nas formulações discursivas, pois fornece os meios necessários para concretizar as estratégias que contribuem para possibilitar o dizer. Portanto, a noção discursiva precisa ser explicitada na atividade escrita dos participantes do ENEM. |
Abstract: | The idea for this research arose from reflections and questions about the concept of authorship that is oriented by the National High School Examination (ENEM) participant’s booklet. It was perceived that the referred manual does not clarify, in fact, what it is an original composition, casting the participant adrift in such an important test, which is the main opportunity for the admission to Brazilian universities. In addition, it is possible to interpret that the test seems to emphasize the form, textual organization, instead of the discursive aspects, that are, in fact, relevant for the author’s mark. Based on that, this study aims to analyze how the contextual elements, specifically the originality and the responsivity, can highlight the authorship in dissertative-argumentative texts produced by the participants of ENEM. The data analysis is based on Bakhtin (2000) and Possenti (2002). This is a descriptive, qualitative study, which examines the corpus that was formed from the previous analysis of 17 compositions scored one thousand, from the ENEM that took place in 2016 and 2017. The compositions were written by the participants who applied for the undergraduate courses, which have as requirement the performance grade (which can vary from zero to one thousand), this grade is, therefore, the determining factor for the applicants’ approval that are, in majority, soon-to-be high school graduates. As a result, it is possible to state that the notion of authorship is associated with: enunciation; style; and the position taken by the author. First, the author activates other utterers as a basis to demonstrate to the reader/evaluator that his/her interpretation about the topic is aligned with other utterers. Second, the text building happens through a style; in this case, it is a set of strategies that highlights or not some of the argumentation items, in order to avoid the representation of a common view, as this process emphasizes its tone of singularity. Third, the thesis advocated by the participant reveals itself as his/her position. These findings reveal that the authorship is noticeable in the discursive formulations, as it provides the necessary procedures to implement the strategies that enable the uttering. Therefore, the discursive notion needs to be explained in the written process of the ENEM candidates. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58272 |
Appears in Collections: | PPGL - Dissertações defendidas na UFC |
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