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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58060
Tipo: | Dissertação |
Título : | As formas do mando: conformismo e decadência em Graciliano Ramos |
Autor : | Silva, Adriana Furtuoso da |
Tutor: | Peloggio, Marcelo Almeida |
Palabras clave : | Ramos, Graciliano, 1892-1953. Vidas secas - História e crítica;Poder (Ciências sociais) na literatura;Ramos, Graciliano, 1892-1953. S. Bernardo - História e crítica;Humilhação na literatura |
Fecha de publicación : | 2021 |
Citación : | SILVA, Adriana Furtuoso da. As formas do mando: conformismo e decadência em Graciliano Ramos. Orientador: Marcelo Almeida Peloggio. 2021. 135 f. - Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-graduação em Letras, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. |
Resumen en portugués brasileño: | O presente trabalho trata das formas do mando em duas obras de Graciliano Ramos: Vidas Secas e São Bernardo. Aqui, nesse estudo, o mando é visto como sinônimo de autoridade, comando direto, domínio, ordem, poder e soberania. Na primeira obra, temos o mando abstrato e social, representado por personagens anônimos que fazem parte de uma estrutura social na qual Fabiano se percebe dominado. Esse mando se operacionaliza sob a perspectiva do oprimido e seu aparente conformismo –o retirante é subjugado pela sua situação de miséria acentuada pela seca; é animalizado pela sua condição de excluído ante a destituição de bens e de fala; explorado e enganado pelo patrão, bem como é também humilhado em virtude do abuso de autoridade do soldado amarelo, representante de um Estado ausente. Na segunda obra, na visão do opressor, temos um mando personificado por uma figura desprovida de escrúpulos –o ambicioso Paulo Honório, que exerce um domínio sobre tudo e todos que estão a sua volta, inclusive sobre a esposa Madalena. À medida que tal domínio e autoridade diminuem, o personagem é levado a um estágio de decadência. O arcabouço teórico dessa análise compreende as contribuições de Antonio Candido, João Luiz Lafetá, Lourival Holanda, Ana Paula Pacheco, Sônia Brayner, Hermenegildo Bastos, AlfredoBosi, Luís Bueno, dentre outros, cujas ideias são explanadas e discutidas ao longo dos capítulos. Conhecido por sua escrita habilidosa, que integra crítica social e estética singular, o texto de Graciliano nos permite uma análise amparada no que Candido denominou de redução estrutural, como uma espécie de internalização dos elementos externos à obra. Assim, os fatores sociais relacionados às duas obras em questão aparecem sob a forma das escolhas literárias feitas pelo autor. Dessa forma, os dois primeiros capítulos da dissertação apresentam um panorama geral de cada romance, evidenciando como a estrutura deles está imbricada aos elementos do mandonismo, o qual oprime Fabiano e faz de Paulo Honório um dominador. O capítulo final retoma pontos de tensão e interseção no que diz respeito à linguagem empregada nas duas obras, estabelecendo um paralelo entre ambas e destacando elementos como a secura, o silêncio e a memória. Assim, as falas e as atitudes do oprimido e do opressor são retomadas numa perspectiva, concomitante, de crítica social e de construção da narrativa. |
Abstract: | This work deals with the forms of command in two books by Graciliano Ramos: Vidas Secas and São Bernardo. Here in this study, the command is seen as a synonym for authority, direct command, dominance, order, power, sovereignty. In the first work, we have the abstract and anonymous command, represented by unnamed characters that represent a social structure in which Fabiano perceives himself dominated. This command becomes operational from the perspective of the oppressed and its apparent conformity - the retiree is subjugated by his situation of misery accentuated by drought; he is animalized by his condition of exclusion with destitution of goods and speech; he is exploited and deceived by the boss, as well as humiliated due to the abuse of authority of the yellow soldier, representative of an absent State. In the second work, in the oppressor's view, we have a command personified by a figure without scruples - the ambitious Paulo Honório, who exercises dominion over everything and everyone around him, including his wife Madalena. As that dominance and authority diminishes, the character is taken to a stage of decay. The theoretical framework of this analysis comprises the contributions of Antonio Candido, João Luiz Lafetá, Lourival Holanda, Ana Paula Pacheco, Sônia Brayner, Hermenegildo Bastos, Alfredo Bosi, Luís Bueno, among others, whose ideas are explained and discussed throughout the chapters. Known for his skillful writing, which integrates social criticism and singular aesthetics, Graciliano's text allows us an analysis supported by what Candido called structural reduction, as a kind of internalization of the elements external to the work. Thus, the social factors related to the two works in question appear in the form of literary choices made by the author. In this way, the first two chapters of the dissertation present an overview of each novel, showing how their structure is interwoven with the elements of Mandonism, the same that oppresses Fabiano and makes Paulo Honório a dominator. The final chapter takes up points of tension and intersection with regard to the language used in the two works, establishing a parallel between them and highlighting elements such as dryness, silence, and memory. The discourse and attitudes of the oppressed and the oppressor are resumed, always in a concomitant perspective of social criticism and narrative construction. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58060 |
Aparece en las colecciones: | PPGLE- Dissertações defendidas na UFC |
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