Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57766
Tipo: Dissertação
Título: A importância do ensino de algumas desigualdades clássicas no ensino médio
Título em inglês: The importance of teaching some classic inequalities in high school
Autor(es): Maia Filho, José Fabrício
Orientador: Melo, Marcelo Ferreira de
Palavras-chave: Desigualdades entre médias;Álgebra - Problemas, questões, exercícios;Cauchy-Schwarz;Bernoulli;Ensino médio;Inequalities between averages;Algebra - Problems, exercises etc.;High school
Data do documento: 2021
Citação: MAIA FILHO, J. F. A importância do ensino de algumas desigualdades clássicas no ensino médio. 2021. 88 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências, Departamento de Matemática, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumo: Neste trabalho, proponho técnicas de resolução de problemas envolvendo desigualdades matemáticas, que fui incorporando as minhas aulas à medida que o amadurecimento profissional foi se consolidando. Por se tratar de técnicas acessíveis e eficientes, que facilitam a resolução de muitos problemas de valores extremos, tornando as aulas de matemática dinâmicas e atraentes, resolvi materializar essas técnicas neste trabalho. Penso que o professor está destinado a estudar continuamente, já que para poder qualificar suas ações, romper barreiras e alavancar vidas, é necessário que tenha um conhecimento amplo do que se ensina. Todo o conhecimento desse trabalho está deriva de algumas propriedades dos números reais, onde demonstro alguns teoremas e consequências. Em seguida, para assentar melhor o conhecimento, mostro a validade de algumas desigualdades e aplico em alguns problemas numéricos, algébricos, geométricos e trigonométricos. Finalmente, concluo a pesquisa, abordando algumas aplicações vistas em exames de vestibulares de nosso país. Devido à ausência do tema escolhido em livros didáticos de ensino médio, penso que, está monografia será uma ferramenta que promoverá momentos de reflexão, ação e transformação. Portanto, enfatizo, a importância das ideias supracitadas, serem exploradas nas escolas de ensino médio de nosso país.
Abstract: In this work, I propose problem solving techniques involving mathematical inequalities, which I incorporated into my classes as the professional maturation was consolidated. As these are accessible and efficient techniques that facilitate the resolution of many extreme value problems, making math classes dynamic and attractive, I decided to materialize these techniques in this work. I think the teacher is destined to study continuously, since in order to qualify its actions, break barriers and leverage lives, it is necessary that you have a broad knowledge of what is teaches. All knowledge of this work is derived from some properties of numbers real, where I demonstrate some theorems and consequences. Then, to better establish knowledge, I show the validity of some inequalities and apply to some numerical, algebraic, geometric and trigonometric. Finally, I conclude the research, addressing some applications seen in entrance exams in our country. Due to the absence of the chosen theme in high school textbooks, I think that, this monograph will be a tool that will promote moments of reflection, action and transformation. Therefore, I emphasize, the importance of the aforementioned ideas, being explored in high schools in our country.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57766
Aparece nas coleções:PROFMAT - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_dis_jfmaiafilho.pdf1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.