Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57702
Tipo: TCC
Título : Estudo da importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência como um meio de formação continuada para os professores supervisores de Física e demais áreas
Autor : Lima, Gabriel Sousa de
Tutor: Silva, Marcos Antônio Araújo
Palabras clave : PIBID;Formação continuada;Professores supervisores;Melhoria da atuação no magistério
Fecha de publicación : 2021
Citación : LIMA. G. S. Estudo da importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência como um meio de formação continuada para os professores supervisores de Física e demais áreas. 2021. 51 f. Monografia (Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumen en portugués brasileño: Não é de agora que os acadêmicos da educação discutem, investigam e planejam métodos que sejam voltados para a formação dos professores, com essa necessidade indo além da simples formação intelectual, mas sim na criação de programas e políticas públicas que viabilizem e propiciem aos alunos das licenciaturas, após sua formação, uma continuação de sua atuação no magistério. Contudo, sabe-se que após a conclusão se inicia outra jornada no processo de formação do professor, uma vez que o conhecimento não é estático e resumido ao que se aprende na academia, mas, na verdade, ele está em constante mudança, tornando-se necessário que os profissionais acompanhem esta evolução. A partir desse contexto, tornam-se necessários programas que busquem melhorar essa realidade, sendo um destes, o PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) que tem o objetivo de assegurar uma inserção prática na Escola e contribuir para valorização do magistério para os estudantes em formação inicial. Com essa necessidade, o presente trabalho tem o objetivo de avaliar como o PIBID tem a capacidade de agir como uma formação continuada para os professores supervisores que participaram do projeto PIBID e atuam em escolas públicas, com enfoque maior na área de Física. Dessa maneira, será analisado quais as contribuições do PIBID para o aperfeiçoamento dos professores dentro e fora da sala de aula e se, e como, ele teve um caráter formativo durante todo o período de bolsa. Este trabalho utilizou como metodologia a aplicação de um formulário de pesquisa (Google Forms), onde foram feitas perguntas sobre as experiências dos professores supervisores e como esse período de bolsa foi importante para estreitamento de laços da Universidade com a Educação Básica, bem como para o seu aprimoramento profissional.
Abstract: Education academics have been discussing, investigating and planning methods that are aimed at teacher training for a long time, with this need going beyond simple intellectual training, but rather in the creation of programs and public policies that enable and provide undergraduate students, after their training, with a continuation of their work in the teaching profession. However, it is known that after graduation, another journey begins in the teacher education process, since knowledge is not static and summarized to what is learned in the academy, but, in fact, it is constantly changing, making it necessary for professionals to keep up with this evolution. From this context, programs that seek to improve this reality become necessary, one of these being the PIBID (Institutional Program of Scholarships for Initiation to Teaching), which aims to ensure a practical insertion in the school and contribute to the valorization of teaching for students in initial training. With this need, the present work aims to evaluate how the PIBID has the ability to act as a continuing education for supervising teachers who participated in the PIBID project and work in public schools, with a major focus on physics. In this way, the contributions of PIBID to the improvement of teachers inside and outside the classroom will be analyzed, and if and how it had a formative character throughout the scholarship period. This work used as methodology the application of a research form (Google Forms), where questions were asked about the experiences of the supervising teachers and how this scholarship period was important for closer ties between the University and Basic Education, as well as for their professional improvement.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57702
Aparece en las colecciones: FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2021_tcc_gslima.pdf531,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.