Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57702
Type: | TCC |
Title: | Estudo da importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência como um meio de formação continuada para os professores supervisores de Física e demais áreas |
Authors: | Lima, Gabriel Sousa de |
Advisor: | Silva, Marcos Antônio Araújo |
Keywords: | PIBID;Formação continuada;Professores supervisores;Melhoria da atuação no magistério |
Issue Date: | 2021 |
Citation: | LIMA. G. S. Estudo da importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência como um meio de formação continuada para os professores supervisores de Física e demais áreas. 2021. 51 f. Monografia (Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Não é de agora que os acadêmicos da educação discutem, investigam e planejam métodos que sejam voltados para a formação dos professores, com essa necessidade indo além da simples formação intelectual, mas sim na criação de programas e políticas públicas que viabilizem e propiciem aos alunos das licenciaturas, após sua formação, uma continuação de sua atuação no magistério. Contudo, sabe-se que após a conclusão se inicia outra jornada no processo de formação do professor, uma vez que o conhecimento não é estático e resumido ao que se aprende na academia, mas, na verdade, ele está em constante mudança, tornando-se necessário que os profissionais acompanhem esta evolução. A partir desse contexto, tornam-se necessários programas que busquem melhorar essa realidade, sendo um destes, o PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) que tem o objetivo de assegurar uma inserção prática na Escola e contribuir para valorização do magistério para os estudantes em formação inicial. Com essa necessidade, o presente trabalho tem o objetivo de avaliar como o PIBID tem a capacidade de agir como uma formação continuada para os professores supervisores que participaram do projeto PIBID e atuam em escolas públicas, com enfoque maior na área de Física. Dessa maneira, será analisado quais as contribuições do PIBID para o aperfeiçoamento dos professores dentro e fora da sala de aula e se, e como, ele teve um caráter formativo durante todo o período de bolsa. Este trabalho utilizou como metodologia a aplicação de um formulário de pesquisa (Google Forms), onde foram feitas perguntas sobre as experiências dos professores supervisores e como esse período de bolsa foi importante para estreitamento de laços da Universidade com a Educação Básica, bem como para o seu aprimoramento profissional. |
Abstract: | Education academics have been discussing, investigating and planning methods that are aimed at teacher training for a long time, with this need going beyond simple intellectual training, but rather in the creation of programs and public policies that enable and provide undergraduate students, after their training, with a continuation of their work in the teaching profession. However, it is known that after graduation, another journey begins in the teacher education process, since knowledge is not static and summarized to what is learned in the academy, but, in fact, it is constantly changing, making it necessary for professionals to keep up with this evolution. From this context, programs that seek to improve this reality become necessary, one of these being the PIBID (Institutional Program of Scholarships for Initiation to Teaching), which aims to ensure a practical insertion in the school and contribute to the valorization of teaching for students in initial training. With this need, the present work aims to evaluate how the PIBID has the ability to act as a continuing education for supervising teachers who participated in the PIBID project and work in public schools, with a major focus on physics. In this way, the contributions of PIBID to the improvement of teachers inside and outside the classroom will be analyzed, and if and how it had a formative character throughout the scholarship period. This work used as methodology the application of a research form (Google Forms), where questions were asked about the experiences of the supervising teachers and how this scholarship period was important for closer ties between the University and Basic Education, as well as for their professional improvement. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57702 |
Appears in Collections: | FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2021_tcc_gslima.pdf | 531,58 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.