Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57522
Tipo: | TCC |
Título : | O teatro e a criança: investigação cartográfica sobre um processo de drama com crianças da educação infantil em uma escola pública no Ceará |
Título en inglés: | Theater and the child: cartographic investigation on a drama process with children in child education at a public school in Ceará |
Autor : | Goulart, Wládia Arruda Cândido |
Tutor: | Freitas, Tharyn Stazak de |
Palabras clave : | Teatro-educação;Processo de drama;Educação infantil;Cartografia;Autoria infantil |
Fecha de publicación : | 2021 |
Citación : | GOULART, Wládia Arruda Cândido. O teatro e a criança: investigação cartográfica sobre um processo de drama com crianças da educação infantil em uma escola pública no Ceará. 2021. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Mestrado Profissional em Artes) - Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. |
Resumen en portugués brasileño: | Este artigo narra a experiência em um processo de drama com crianças da Educação Infantil de uma escola da rede pública municipal de Maracanaú-CE. Realiza para tanto uma trama cartográfica (Kastrup, 2009) articulando a prática pedagógica e as bases teóricas (Cabral, 2012), (Reverbel, 1997) utilizadas para seu desenvolvimento, como também os indícios da aquisição da linguagem teatral pelas crianças envolvidas. Através de conversas, desenhos, vídeos e fotos foi possível observar o envolvimento das crianças com a linguagem teatral e os saberes despertados desde a instauração do processo de drama até sua culminância em uma apresentação teatral baseada na narrativa gerada pelo pré-texto. A partir da elaboração dessa experiência enquanto pesquisadora, questões acerca da autoria dos processos, pelas crianças, são trazidas ao debate. |
Abstract: | This article narrates the experience in a drama process with children from early childhood education at a public school in Maracanaú-CE. It carries out a cartographic plot (Kastrup, 2009) articulating the pedagogical practice and the theoretical bases (Cabral, 2012), (Reverbel, 1997) used for its development, as well as the evidence of the acquisition of the theatrical language by the children involved. Through conversations, drawings, videos and photos it was possible to observe the involvement of children with the theatrical language and the knowledge awakened from the beginning of the drama process until its culmination in a theatrical presentation based on the narrative generated by the pre-text. From the elaboration of this experience as a researcher, questions about the authorship of the processes, by the children, are brought to the debate. KEYWORDS: Theater-Education; Child education; drama process; cartography; children's authorship. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57522 |
Aparece en las colecciones: | PROFARTES - Artigos defendidos na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_tcc_wacgoulart.pdf | 1,17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.