Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57370
Type: Resumo
Title: Conscientização e avaliação sobre o conhecimento acerca da hipertensão arterial de população em um shopping de Fortaleza
Authors: Teixeira, Jéssica da Silva
Fernandes, Carol Anne da Silva
Silva, Viviane Correa Filomeno da
Silva, Karla Lays Lima e
Pereira, Rafael Augusto Oliveira
Leao Filho, Carmelo Silveira Carneiro
Keywords: Hipertensão - Prevenção;Educação em saúde;Promoção da saúde
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: TEIXEIRA, Jéssica da Silva; FERNANDES, Carol Anne da Silva; SILVA, Viviane Correa Filomeno da; SILVA, Karla Lays Lima e; PEREIRA, Rafael Augusto Oliveira; LEAO FILHO, Carmelo Silveira Carneiro. Conscientização e avaliação sobre o conhecimento acerca da hipertensão arterial de população em um shopping de Fortaleza. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Abstract in Brazilian Portuguese: Introdução:Diante da alta prevalência da hipertensão arterial no Brasil, a conscientização e educação sobre a doença fazem-se cada vez mais necessárias, tanto para prevenir quanto para tratar precocemente e evitar comorbidades. Objetivo: conscientizar e avaliar sobre o conhecimento acerca da hipertensão arterial de população de um shopping em Fortaleza. Metodologia: Os estudantes propagaram o conhecimento acerca da hipertensão arterial (com banners e panfletos), bem como aplicaram questionários (onde foram levantados dados acerca da escolaridade,idade, do conhecimento sobre o valor normal da pressão arterial e hipertensão) e ofereceram exames gratuitos (aferição de pressão, medição de glicemia e verificação das medidas antropométricas). Parceria: Shopping Benfica. Resultados: participaram da pesquisa 68 pessoas, na faixa etária de 16 a 84 anos (57.3% do sexo feminino, 83..8% tinham ao menos o segundo grau completo, 60.3% descconheciam o valor normal da pressão arterial, 50% afirmaram não serem hipertensos).Na aferição de pressão, grande maioria apresentou- se com valores normais de pressão arterial (94.11%). Na análise do IMC, 32,35% estavam normais, 30,89% apresentavam sobrepeso e 26,47% obesidade em diversos graus. Conclusão: devido ao alto indice de desconhecimento da população sobre hipertensão arterial, faz-se necessário realizar constantemente ações que busquem educar a população sobre a prevenção dessa enfermidade e seus fatores de risco.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57370
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_jsteixeira.pdf72,9 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.