Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57370
Tipo: Resumo
Título: Conscientização e avaliação sobre o conhecimento acerca da hipertensão arterial de população em um shopping de Fortaleza
Autor(es): Teixeira, Jéssica da Silva
Fernandes, Carol Anne da Silva
Silva, Viviane Correa Filomeno da
Silva, Karla Lays Lima e
Pereira, Rafael Augusto Oliveira
Leao Filho, Carmelo Silveira Carneiro
Palavras-chave: Hipertensão - Prevenção;Educação em saúde;Promoção da saúde
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: TEIXEIRA, Jéssica da Silva; FERNANDES, Carol Anne da Silva; SILVA, Viviane Correa Filomeno da; SILVA, Karla Lays Lima e; PEREIRA, Rafael Augusto Oliveira; LEAO FILHO, Carmelo Silveira Carneiro. Conscientização e avaliação sobre o conhecimento acerca da hipertensão arterial de população em um shopping de Fortaleza. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: Introdução:Diante da alta prevalência da hipertensão arterial no Brasil, a conscientização e educação sobre a doença fazem-se cada vez mais necessárias, tanto para prevenir quanto para tratar precocemente e evitar comorbidades. Objetivo: conscientizar e avaliar sobre o conhecimento acerca da hipertensão arterial de população de um shopping em Fortaleza. Metodologia: Os estudantes propagaram o conhecimento acerca da hipertensão arterial (com banners e panfletos), bem como aplicaram questionários (onde foram levantados dados acerca da escolaridade,idade, do conhecimento sobre o valor normal da pressão arterial e hipertensão) e ofereceram exames gratuitos (aferição de pressão, medição de glicemia e verificação das medidas antropométricas). Parceria: Shopping Benfica. Resultados: participaram da pesquisa 68 pessoas, na faixa etária de 16 a 84 anos (57.3% do sexo feminino, 83..8% tinham ao menos o segundo grau completo, 60.3% descconheciam o valor normal da pressão arterial, 50% afirmaram não serem hipertensos).Na aferição de pressão, grande maioria apresentou- se com valores normais de pressão arterial (94.11%). Na análise do IMC, 32,35% estavam normais, 30,89% apresentavam sobrepeso e 26,47% obesidade em diversos graus. Conclusão: devido ao alto indice de desconhecimento da população sobre hipertensão arterial, faz-se necessário realizar constantemente ações que busquem educar a população sobre a prevenção dessa enfermidade e seus fatores de risco.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57370
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_jsteixeira.pdf72,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.