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Type: Dissertação
Title: Avaliação do programa nacional de capacitação do sistema único de assistência social no Ceará: cenário e (re)significados
Title in English: Evaluation of unified nacional system program of social assistance in Ceará: scenario and (re)meanings
Authors: Souza, Milena Freitas de
Advisor: Cardoso, Gil Célio de Castro
Keywords: CapacitaSUAS;Política de assistência social;Educação permanente;Avaliação
Issue Date: 2020
Citation: SOUZA, Milena Freitas de. Avaliação do programa nacional de capacitação do sistema único de assistência social no Ceará: cenário e (re)significados. 2020. 96 f. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
Abstract in Brazilian Portuguese: A primeira etapa do Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social no Ceará foi realizada em 2015, em uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), e a Universidade de Fortaleza (Unifor), por meio do seu Escritório de Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade (Eges). O CapacitaSUAS constitui o objeto de pesquisa desta dissertação que avaliou a primeira etapa desse programa no referido estado, através da percepção de diferentes sujeitos que contribuíram com a efetivação do mesmo. Nesse sentido, é realizada uma contextualização com base nas categorias de análise, referente a Política Pública e Política Social, Política de Assistência Social e Sistema Único de Assistência Social, bem como sobre o princípio da Educação Permanente e o Programa CapacitaSUAS. Para tanto, partiu de uma abordagem qualitativa de pesquisa, tendo como inspiração de referencial avaliativo a avaliação em profundidade, considerando principalmente os eixos de análise: conteúdo e contexto. A perspectiva da avaliação em profundidade se opõe ao modelo positivista de análise e preza pela apreensão dos significados, fundamentando-se nos pressupostos das abordagens interpretativas. Por meio da pesquisa bibliográfica, documental e a realização de entrevistas abertas em profundidade, onde os sujeitos foram o coordenador da Instituição de Ensino Superior à frente da capacitação, uma profissional que participou de um dos cursos e uma docente que ministrou aulas à época, foi possível compreender importantes e diferentes considerações sobre a primeira etapa realizada que ficam ocultas sob a luz das avaliações tradicionais, tais como críticas ao modelo de formação dos professores adotado pelo MDS e aspectos gerais estabelecidos, descontentamento com os materiais de estudos que apresentavam discussões insuficientes e informações básicas, aquém do que era esperado diante da importância do programa. Também identificou a fragilidade no processo seletivo dos professores, onde alguns docentes não possuíam experiência no SUAS, dificultando assim a articulação entre teoria e prática, um dos principais objetivos do CapacitaSUAS. Apesar de ser instituído um modelo nacionalmente coordenado de planejamento e oferta de ações de formação e capacitação, pondo fim ao retrabalho e à sobreposição de ações desenvolvidas pelos diferentes entes federativos, faz-se necessário, portanto, considerar as particularidades regionais onde o programa está sendo executado.
Abstract: The first stage of the National Training Program for the Single Social Assistance System in Ceará was carried out in 2015, in a partnership between the Ministry of Social Development and Fight against Hunger (MDS), with the Secretariat of Labor and Social Development (STDS), and the University of Fortaleza (Unifor), through its Management, Entrepreneurship and Sustainability Office (Eges). CapacitaSUAS constitutes the object of research of this dissertation that evaluated the first stage of this program in the referred state, through the perception of different subjects that contributed with the effectiveness of the same. In this sense, a contextualization is carried out based on the analysis categories, referring to Public Policy and Social Policy, Social Assistance Policy and Single Social Assistance System, as well as on the principle of Permanent Education and the CapacitaSUAS Program. To do so, it started from a qualitative research approach, having in-depth assessment as an assessment framework, mainly considering the axes of analysis: content and context. The perspective of in-depth assessment is opposed to the positivist model of analysis and values the apprehension of meanings, based on the assumptions of interpretative approaches. Through bibliographic and documentary research and open in-depth interviews, where the subjects were the coordinator of the Higher Education Institution in charge of training, a professional who participated in one of the courses and a teacher who taught classes at the time, was it is possible to understand important and different considerations about the first stage that are hidden in the light of traditional assessments, such as criticism of the teacher training model adopted by MDS and general aspects established, discontent with study materials that presented insufficient discussions and information basic, below what was expected due to the importance of the program. It also identified the weakness in the teachers 'selection process, where some teachers did not have experience in SUAS, thus making it difficult to articulate theory and practice, one of CapacitaSUAS' main objectives. Despite the establishment of a nationally coordinated model for planning and offering training and capacity building actions, putting an end to the rework and overlapping of actions developed by the different federal entities, it is necessary, therefore, to consider the regional particularities where the program is being carried out. executed.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56944
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