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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56873
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Almeida, Helen Cristina Mendes de | - |
dc.contributor.author | Lopes, Emanuela Diniz | - |
dc.contributor.author | Gomes, Jamille de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Silva, Crislanny Fonteles da | - |
dc.contributor.author | Lima, Anderson de Castro | - |
dc.contributor.author | Gondim, Ana Paula Soares | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-02T11:33:15Z | - |
dc.date.available | 2021-03-02T11:33:15Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Helen Cristina Mendes de; LOPES, Emanuela Diniz; GOMES, Jamille de Oliveira; SILVA, Crislanny Fonteles da; LIMA, Anderson de Castro; GONDIM, Ana Paula Soares. Centro de assistência farmacêutica e saúde mental para o desenvolvimento de habilidades e competências. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56873 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Saúde mental infantil | pt_BR |
dc.subject | Medicamentos - Utilização | pt_BR |
dc.subject | Cuidadores | pt_BR |
dc.title | Centro de assistência farmacêutica e saúde mental para o desenvolvimento de habilidades e competências | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | INTRODUÇÃO: O Guia da Gestão Autônoma da Medicação (GGAM) é uma proposta de intervenção em que busca modificar as relações entre o usuário e o seu tratamento. Esse Guia é formado por seis passos, em que o Passo 2 propõe abordar o entendimento por que o medicamento está sendo prescrito, conversar sobre seu uso, seu efeito e a vontade de tomá-lo ou não. OBJETIVO: Analisar a aplicação do passo 2 do GGAM em um grupo de cuidadores de adolescentes com deficiência intelectual em um Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Caps i). METODOLOGIA: A intervenção com a aplicação do GGAM em um Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Caps i) de Fortaleza-CE foi realizada no período entre maio e setembro de 2016. Foi montado um grupo com cinco cuidadores e a participação do psicólogo do local. Os pais selecionados foram aqueles que os filhos participavam do grupo de estimulação cognitiva. Após isso, foi apresentado o Guia, sua história e objetivos principais. Essa atividade é realizada uma vez por semana com o grupo. PARCERIAS: Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPS i) do município de Fortaleza-Ce. RESULTADOS: O grupo de cuidadores foi composto por mães, pai e avós, com idade entre 50 e 70 anos, desempregados e seus adolescentes com idade entre 14 e 20 anos, estudantes e portadores de deficiência intelectual. Quando o grupo foi abordado sobre o “Por que e há quanto seu filho começou a tomar medicamentos?”, os cuidadores responderam: “porque a doutora mandou e meu filho vai tomar remédio pra sempre”. Os cuidadores dos adolescentes desconheciam sobre a autonomia que tinham sobre o tratamento e sobre os medicamentos usados por eles. CONCLUSÃO: É possível concluir que existe somente um contato entre os profissionais de saúde e os cuidadores dos adolescentes. O GGAM, nesse sentido, mostrou que os cuidadores diante do conhecimento pode contribuir para desenvolver melhor a sua autonomia no cuidado dos adolescentes. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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