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Tipo: TCC
Título: O consumismo e a influência da publicidade: uma análise fílmica de Wall-e (2008)
Autor(es): Morales, Ana Carolina Pontes
Orientador: Góes, Alan Eduardo dos Santos
Palavras-chave: Consumismo;Publicidade;Animação;Wall-e;Análise fílmica
Data do documento: 2019
Citação: Morales, Ana Carolina Pontes. O consumismo e a influência da publicidade: uma análise fílmica de Wall-e (2008). 2019. 111 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Curso de Graduação em Comunicação Social/Publicidade e Propaganda, Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumo: Esta monografia se propõe a realizar uma análise fílmica da animação Wall-E, lançada em 2008 pela Pixar Animation Studios. Para concretizar tal objetivo, optou-se por trabalhar com dois temas que são muito relevantes ao longo da narrativa: primeiramente, analisa-se a representação do consumismo desenfreado e as suas consequências para a Terra em um futuro distópico; e, em seguida, procura-se discutir a responsabilidade que a comunicação publicitária tem ao emitir suas mensagens e de que forma a mesma pode influenciar nesta prática. Desse modo, torna-se fundamental ter como base o conhecimento teórico proposto por diversos autores das áreas de comunicação social, estudos de consumo e análise fílmica, tais como: Zygmunt Bauman, Jean Baudrillard, Gilles Lipovetsky, Marvin DeFleur, Jacques Aumont, Michel Marie, Christopher Vogler, Joseph Campbell, Robert McKee, entre outros nomes pertinentes que foram utilizados no levantamento bibliográfico desta pesquisa. Portanto, é possível concluir que esta obra cinematográfica é capaz de suscitar inúmeras reflexões que abrangem públicos de diversas faixas etárias, sendo um exemplo de narrativa bem construída, com personagens memoráveis e contribuições que vão além do seu tempo.
Abstract: This monograph proposes to make a film analysis of the animation movie “Wall-E” that was released in 2008 by Pixar Animation Studios. In order to achieve this objective, it was chosen to work with two subjects that are very relevant through the narrative: firstly, it was analyzed the representation of excessive consumerism and its consequences for the Earth in a dystopian future; and then it was discussed the responsibility that the advertising communication has when it sends out its messages and how it can influence in this practice. It is fundamental to base on the theoretical knowledge proposed by several authors in the area of social communication, consumer studies and film analysis such as: Zygmunt Bauman, Jean Baudrillard, Gilles Lipovetsky, Marvin DeFleur, Jacques Aumont, Michel Marie, Christopher Vogler, Joseph Campbell, Robert McKee, among others pertinent names that were used in the bibliographic research of this work. Therefore, it is possible to conclude that this cinematographic work is capable of eliciting many reflections that cover a public of diverse age groups, corresponding to an example of well-constructed narrative with memorable characters and a lot of contributions.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56870
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