Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56842
Tipo: | Resumo |
Título : | Reflexões sobre o ensino da escrita em língua inglesa favorecido por tecnologias (Núcleo de Língua Inglesa – NucLi - HA00.2014.PJ.0016) |
Autor : | Maia, Gabriela da Silva Silva, Andreia Turolo da |
Palabras clave : | Tecnologia e educação;Língua inglesa - Estudo e ensino - Falantes de português, [Espanhol, etc.];Linguagem e línguas - Estudo e ensino;Redação acadêmica |
Fecha de publicación : | 2016 |
Editorial : | Universidade Federal do Ceará |
Citación : | MAIA, Gabriela da Silva; SILVA, Andreia Turolo da. Reflexões sobre o ensino da escrita em língua inglesa favorecido por tecnologias (Núcleo de Língua Inglesa – NucLi - HA00.2014.PJ.0016). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) |
Resumen en portugués brasileño: | O processo de escrita em língua estrangeira compreende etapas do pensamento, do planejamento, da produção propriamente dita e da revisão. Segundo Brown (2007), pesquisas pedagógicas sobre a natureza da escrita trouxe o reconhecimento da natureza composicional da escrita, o que mudou a prática de ensino dessa habilidade. Ao invés do foco apenas no produto, o professor acompanha todo o processo da composição escrita, permitindo assim tanto ao professor quanto ao aluno uma reflexão colaborativa acerca desse processo. As ferramentas tecnológicas em web 2.0, como o google docs, ou wikis, por exemplos, potencializam essa colaboração. Do ponto de vista dessa abordagem de ensino, que é de base comunicativa, proponho um estudo da minha própria experiência de ensinar produção escrita nos cursos e oficinas ofertadas pelo Núcleo de Língua Inglesa (NucLi) que faz parte do Programa Inglês Sem Fronteiras na Universidade Federal do Ceará (UFC). Este programa é promovido pelo Ministério da Educação (MEC) através da Secretaria de Educação Superior (SESu) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e tem como objetivo principal a internacionalização das instituições de ensino superior parceiras. O objetivo é preparar discentes, docentes e servidores técnicos administrativos para várias formas de intercâmbio acadêmico-científicos, sendo o Ciência sem Fronteiras o principal deles. Trata-se, então de proporcionar aos alunos do NucLi o desenvolvimento de letramentos acadêmicos, principalmente. Compõem a reflexão sobre a minha experiência docente dados de atividades de ensino da escrita como suporte aos ETAs (English Teaching Assistants) e como professora das Oficinas de Produção de Abstracts e de Habilidades Escritas, ambas usando as ferramentas tecnológicas em web 2.0. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56842 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_gsmaia.pdf | 74,62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.