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Tipo: TCC
Título : O fenômeno turnover em serviços de alimentação: desafios e prospecções na gestão eficiente de recursos humanos
Título en inglés: The turnover phenomenon in food services: challenges and prospections in the efficient management of human resources
Autor : Batista, Débora Ramos
Tutor: Gondim Neto, Leopoldo
Palabras clave : Turnover;Gestão de pessoas;Organização do trabalho;Gastronomia;Serviço de alimentação
Fecha de publicación : 2019
Citación : BATISTA, Débora Ramos. O fenômeno turnover em serviços de alimentação: desafios e prospecções na gestão eficiente de recursos humanos. 2019. 20f. Artigo (Graduação em Gastronomia)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumen en portugués brasileño: A competitividade acirrada do cenário atual, juntamente com a modernização do mercado de trabalho, torna este um ambiente com espaços cada vez menores para “deslizes” e “erros”. Entender as possíveis causas e os fenômenos que possam comprometer a eficiência das corporações é essencial para a manutenção destas no mercado. Nesse contexto, entre os principais desafios encontrados pelos gestores, podemos citar a taxa de rotatividade de pessoal, ou turnover. A presente pesquisa, de enfoque qualitativo e de suporte bibliográfico, teve como objetivo geral comentar a respeito dos principais desafios e prospecções da gestão eficiente de recursos humanos referentes ao fenômeno turnover em serviços de alimentação, levantando aspectos relevantes às áreas da Gastronomia, Gestão de Pessoas e da Organização do Trabalho. Apurou-se que os principais motivos para a elevação das taxas de rotatividade estão ligados a processos de gestão, assim como a questões de segurança do trabalho e qualidade do ambiente, questões salariais e a falta de prospecção em crescimento profissional. Subsidiariamente, esta investigação comporta uma análise de fatores objetivos e subjetivos que originam o turnover, acarretando como resposta a carência de uma condução estratégica de recursos humanos e de um planejamento organizacional que a considere na gestão de seus resultados.
Abstract: The fierce competitiveness of the current scenario, together with the modernization of the labour market, it an environment with increasingly smaller spaces for “slips” and “errors”. Understanding the possible causes and the phenomena that can compromise the efficiency of corporations is essential for maintenance of these on the market. In this context, among the main challenges encountered by managers, we can cite the turnover rate of staff, or turnover. The present research, with a qualitative focus and bibliographic support, had as its general objective to comment on the main challenges and prospections of efficient management of human resources related to the turnover phenomenon in food services, raising aspects relevant to the areas of Gastronomy, People Management and the Work Organization. It was found that the main reasons for the increase turnover rates are linked to management processes, as well as issues of job security and environmental quality, salary issues and the lack of prospecting for professional growth. Subsidiarily, this investigation involves an analysis of objective and subjective factors that lead to turnover, resulting in the lack of a strategic management of human resources and an organizational planning that considers it in the management of its results.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56805
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