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Type: Artigo de Evento
Title: Aplicação de modelo de previsão de rigidez de misturas asfálticas no dimensionamento mecanístico-empírico de pavimentos.
Authors: Alecrim, Carla Marília Cavalcante
Silva, Webert Brasil Cirilo da
Maia, Renan Santos
Mesquita Júnior, Gledson Silva
Gouveia, Beatriz Chagas Silva
Babadopulos, Lucas Feitosa de Albuquerque Lima
Keywords: Misturas de emulsão asfáltica;Modelos matemáticos;Ensaio de rigidez;Módulo dinâmico;Viscoelasticidade;Ligantes
Issue Date: 2020
Citation: ALECRIM, Carla Marília Cavalcante; SILVA, Webert Brasil Cirilo da; MESQUITA JÚNIOR, Gledson Silva; GOUVEIA, Beatriz Chagas Silva; BABADOPULOS, Lucas Feitosa de Albuquerque Lima. Aplicação de modelo de previsão de rigidez de misturas asfálticas no dimensionamento mecanístico- empírico de pavimentos, In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES. 34º., 100% Digital, 16 a 21 nov. 2020. Anais [...], [s.l]: Editora: Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2020. p.835-846.
Abstract in Brazilian Portuguese: O Módulo Dinâmico (|E*|) é um parâmetro de rigidez das misturas asfálticas utilizado no dimensionamento mecanístico-empírico de pavimentos. A partir de modelos matemáticos, associam-se reologia de ligante, volumetria e rigidez da mistura. Este artigo apresenta uma proposta de ferramenta para a obtenção de |E*| a partir de um modelo de previsão atrelado à temperatura e à velocidade dos veículos na via. A análise realizada parte de um banco de dados de caracterização reológica de ligantes, de um modelo de previsão de |E*|, da conversão velocidade-frequência, e da aplicação do princípio da superposição tempo-temperatura. Os parâmetros de rigidez resultantes foram empregados em um software de dimensionamento. Respostas de evolução dos principais defeitos (afundamento de trilha de roda e área trincada) foram obtidas de forma direta e simplificada, indicando a preponderância do fator temperatura no desempenho do pavimento avaliado.
Abstract: The Dynamic Modulus (|E*|) is an asphalt mixture stiffness parameter commonly used in mechanistic-empirical pavement design. Mathematical models can associate binders' rheology, and mixture volumetrics and stiffness. This paper presents a proposal of a tool for obtaining |E*| from a predictive model and links it to temperature and vehicle speeds. The performed analysis required a database of binders' rheology, an |E*| predictive model, a speed- frequency conversion method, and the application of time-temperature superposition principle. The resulting stiffness parameters entered as inputs in a pavement design software. Outputs of the evolution of the main pavements' distresses (rutting and cracking) can be obtained in a straightforward and simplified way, indicating the preponderance of the temperature factor in pavement performance.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56721
ISBN: 978-65-89319-00-9
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