Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56721
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlecrim, Carla Marília Cavalcante-
dc.contributor.authorSilva, Webert Brasil Cirilo da-
dc.contributor.authorMaia, Renan Santos-
dc.contributor.authorMesquita Júnior, Gledson Silva-
dc.contributor.authorGouveia, Beatriz Chagas Silva-
dc.contributor.authorBabadopulos, Lucas Feitosa de Albuquerque Lima-
dc.date.accessioned2021-02-24T13:06:21Z-
dc.date.available2021-02-24T13:06:21Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationALECRIM, Carla Marília Cavalcante; SILVA, Webert Brasil Cirilo da; MESQUITA JÚNIOR, Gledson Silva; GOUVEIA, Beatriz Chagas Silva; BABADOPULOS, Lucas Feitosa de Albuquerque Lima. Aplicação de modelo de previsão de rigidez de misturas asfálticas no dimensionamento mecanístico- empírico de pavimentos, In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES. 34º., 100% Digital, 16 a 21 nov. 2020. Anais [...], [s.l]: Editora: Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2020. p.835-846.pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-89319-00-9-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56721-
dc.description.abstractThe Dynamic Modulus (|E*|) is an asphalt mixture stiffness parameter commonly used in mechanistic-empirical pavement design. Mathematical models can associate binders' rheology, and mixture volumetrics and stiffness. This paper presents a proposal of a tool for obtaining |E*| from a predictive model and links it to temperature and vehicle speeds. The performed analysis required a database of binders' rheology, an |E*| predictive model, a speed- frequency conversion method, and the application of time-temperature superposition principle. The resulting stiffness parameters entered as inputs in a pavement design software. Outputs of the evolution of the main pavements' distresses (rutting and cracking) can be obtained in a straightforward and simplified way, indicating the preponderance of the temperature factor in pavement performance.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMisturas de emulsão asfálticapt_BR
dc.subjectModelos matemáticospt_BR
dc.subjectEnsaio de rigidezpt_BR
dc.subjectMódulo dinâmicopt_BR
dc.subjectViscoelasticidadept_BR
dc.subjectLigantespt_BR
dc.titleAplicação de modelo de previsão de rigidez de misturas asfálticas no dimensionamento mecanístico-empírico de pavimentos.pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO Módulo Dinâmico (|E*|) é um parâmetro de rigidez das misturas asfálticas utilizado no dimensionamento mecanístico-empírico de pavimentos. A partir de modelos matemáticos, associam-se reologia de ligante, volumetria e rigidez da mistura. Este artigo apresenta uma proposta de ferramenta para a obtenção de |E*| a partir de um modelo de previsão atrelado à temperatura e à velocidade dos veículos na via. A análise realizada parte de um banco de dados de caracterização reológica de ligantes, de um modelo de previsão de |E*|, da conversão velocidade-frequência, e da aplicação do princípio da superposição tempo-temperatura. Os parâmetros de rigidez resultantes foram empregados em um software de dimensionamento. Respostas de evolução dos principais defeitos (afundamento de trilha de roda e área trincada) foram obtidas de forma direta e simplificada, indicando a preponderância do fator temperatura no desempenho do pavimento avaliado.pt_BR
Aparece nas coleções:DET - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_eve_cmcalecrim.pdf1,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.