Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56581
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Educação patrimonial, bibliotecas e museus virtuais na escola
Autor(es): Chaves, Italo Teixeira
Cavalcante, Lidia Eugenia
Palavras-chave: Educação patrimonial;Bibliotecas e museus virtuais;Patrimonialização digital;Mediação da informação;Mediação bibliotecária
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: Biblionline
Citação: CHAVES, Italo Teixeira; CAVALCANTE, Lidia Eugenia. Educação patrimonial, bibliotecas e museus virtuais na escola. Biblionline, João Pessoa, v. 16, n. 1, p. 44-54, 2020.
Resumo: Visa discorrer sobre a educação patrimonial a partir da presença de bibliotecas e museus virtuais na escola. Problematiza acerca da apropriação e usos em sala de aula das ambiências virtuais como espaços de aprendizagem, que possibilitam a salvaguarda, a valorização e o acesso à memória documental. Discute a percepção de alunos do ensino médio de uma escola pública da cidade de Fortaleza - Ceará a respeito da patrimonialização digital. Como metodologia de pesquisa, valeu-se da realização de oficina de mediação para o público jovem escolar, com o intuito de apresentar ambiências culturais cujos acervos estão disponibilizados em meio digital. Como resultado, evidencia-se que a educação patrimonial e a realização de trabalho pedagógico sistemático por meio do qual indivíduos ou coletivos sejam levados a interagir com coleções memorialísticas em diferentes formatos, suportes ou mídias, certamente contribuirão para a valorização desses bens patrimoniais.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56581
ISSN: 1809-4775
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DCINF - Artigos publicados em revistas científicas
PPGCI - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_art_itchaves_lecavalcante.pdf285,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.