Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56483
Tipo: Resumo
Título: Interação no Fórum Café da disciplina de EaD - FACED/UFC (Uso da rede social Facebook como recurso didático para produção textual) (PD00. 2013.PJ.0026)
Autor(es): Alves, Francisco Danrley Nascimento
Silva, Francisca Vânia dos Santos
Torres, Antônia Lis de Maria Martins
Borges Neto, Herminio
Palavras-chave: Ensino à distância;Tecnologia e educação;Redes sociais on-line
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: ALVES, Francisco Danrley Nascimento; SILVA, Francisca Vânia dos Santos; TORRES, Antônia Lis de Maria Martins; BORGES NETO, Herminio. Interação no Fórum Café da disciplina de EaD - FACED/UFC (Uso da rede social Facebook como recurso didático para produção textual) (PD00. 2013.PJ.0026). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: Com a expansão da Educação a Distância (EaD) cresce a busca de novos métodos de interação como recurso pedagógico, de preferência lúdicos. As redes sociais estão cada vez mais popularizadas e mostram-se como um recurso de grande utilidade para os educadores. A partir disto, este trabalho busca descrever nossa experiência com a utilização da rede social Facebook na disciplina de EaD da FACED/UFC, tendo em foco a atividade denominada Fórum-Café, que se trata de uma discussão em forma de fórum que acontece no grupo do facebook, como nos Ambientes Virtuais de ensino (AVE), tratando-se de uma proposta aparentemente mais informal de interação. Como formadores e pesquisadores, utilizamos a observação participante. Neste grupo temos todos os alunos, professores e formadores, sendo estes últimos alunos da graduação em Pedagogia, e desenvolvemos Fóruns Café para discussão de temas relacionados à Educação a Distância. As discussões são iniciadas e incentivadas pelos formadores que mediam a interação, com fóruns planejados e extraordinários. Este último geralmente traz um objeto empírico que os formadores consideram relevante, ou são postagens de iniciativa dos alunos. Nota-se que os estudantes aproveitam a rede social para compartilhar reportagens, notícias, vídeos, dentre outros temas que têm relação com a disciplina ou a EaD em geral, o que incentiva todos a iniciarem discussões, demonstrando desenvolvimento da autonomia e da cultura de cooperação no grupo. No entanto, isso não dispensa a atuação de professores e formadores. Concluímos que o Facebook passa de uma rede social para ambiente virtual de ensino, onde ocorre a troca de informações, a prática de ensino e aprendizagem e demonstra ser um ambiente de grande aprendizado informal e formal.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56483
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_fdnalves.pdf77,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.