Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56483
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlves, Francisco Danrley Nascimento-
dc.contributor.authorSilva, Francisca Vânia dos Santos-
dc.contributor.authorTorres, Antônia Lis de Maria Martins-
dc.contributor.authorBorges Neto, Herminio-
dc.date.accessioned2021-02-09T19:56:04Z-
dc.date.available2021-02-09T19:56:04Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationALVES, Francisco Danrley Nascimento; SILVA, Francisca Vânia dos Santos; TORRES, Antônia Lis de Maria Martins; BORGES NETO, Herminio. Interação no Fórum Café da disciplina de EaD - FACED/UFC (Uso da rede social Facebook como recurso didático para produção textual) (PD00. 2013.PJ.0026). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56483-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectTecnologia e educaçãopt_BR
dc.subjectRedes sociais on-linept_BR
dc.titleInteração no Fórum Café da disciplina de EaD - FACED/UFC (Uso da rede social Facebook como recurso didático para produção textual) (PD00. 2013.PJ.0026)pt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrCom a expansão da Educação a Distância (EaD) cresce a busca de novos métodos de interação como recurso pedagógico, de preferência lúdicos. As redes sociais estão cada vez mais popularizadas e mostram-se como um recurso de grande utilidade para os educadores. A partir disto, este trabalho busca descrever nossa experiência com a utilização da rede social Facebook na disciplina de EaD da FACED/UFC, tendo em foco a atividade denominada Fórum-Café, que se trata de uma discussão em forma de fórum que acontece no grupo do facebook, como nos Ambientes Virtuais de ensino (AVE), tratando-se de uma proposta aparentemente mais informal de interação. Como formadores e pesquisadores, utilizamos a observação participante. Neste grupo temos todos os alunos, professores e formadores, sendo estes últimos alunos da graduação em Pedagogia, e desenvolvemos Fóruns Café para discussão de temas relacionados à Educação a Distância. As discussões são iniciadas e incentivadas pelos formadores que mediam a interação, com fóruns planejados e extraordinários. Este último geralmente traz um objeto empírico que os formadores consideram relevante, ou são postagens de iniciativa dos alunos. Nota-se que os estudantes aproveitam a rede social para compartilhar reportagens, notícias, vídeos, dentre outros temas que têm relação com a disciplina ou a EaD em geral, o que incentiva todos a iniciarem discussões, demonstrando desenvolvimento da autonomia e da cultura de cooperação no grupo. No entanto, isso não dispensa a atuação de professores e formadores. Concluímos que o Facebook passa de uma rede social para ambiente virtual de ensino, onde ocorre a troca de informações, a prática de ensino e aprendizagem e demonstra ser um ambiente de grande aprendizado informal e formal.pt_BR
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_fdnalves.pdf77,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.