Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56483
Tipo: Resumo
Título : Interação no Fórum Café da disciplina de EaD - FACED/UFC (Uso da rede social Facebook como recurso didático para produção textual) (PD00. 2013.PJ.0026)
Autor : Alves, Francisco Danrley Nascimento
Silva, Francisca Vânia dos Santos
Torres, Antônia Lis de Maria Martins
Borges Neto, Herminio
Palabras clave : Ensino à distância;Tecnologia e educação;Redes sociais on-line
Fecha de publicación : 2016
Editorial : Universidade Federal do Ceará
Citación : ALVES, Francisco Danrley Nascimento; SILVA, Francisca Vânia dos Santos; TORRES, Antônia Lis de Maria Martins; BORGES NETO, Herminio. Interação no Fórum Café da disciplina de EaD - FACED/UFC (Uso da rede social Facebook como recurso didático para produção textual) (PD00. 2013.PJ.0026). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumen en portugués brasileño: Com a expansão da Educação a Distância (EaD) cresce a busca de novos métodos de interação como recurso pedagógico, de preferência lúdicos. As redes sociais estão cada vez mais popularizadas e mostram-se como um recurso de grande utilidade para os educadores. A partir disto, este trabalho busca descrever nossa experiência com a utilização da rede social Facebook na disciplina de EaD da FACED/UFC, tendo em foco a atividade denominada Fórum-Café, que se trata de uma discussão em forma de fórum que acontece no grupo do facebook, como nos Ambientes Virtuais de ensino (AVE), tratando-se de uma proposta aparentemente mais informal de interação. Como formadores e pesquisadores, utilizamos a observação participante. Neste grupo temos todos os alunos, professores e formadores, sendo estes últimos alunos da graduação em Pedagogia, e desenvolvemos Fóruns Café para discussão de temas relacionados à Educação a Distância. As discussões são iniciadas e incentivadas pelos formadores que mediam a interação, com fóruns planejados e extraordinários. Este último geralmente traz um objeto empírico que os formadores consideram relevante, ou são postagens de iniciativa dos alunos. Nota-se que os estudantes aproveitam a rede social para compartilhar reportagens, notícias, vídeos, dentre outros temas que têm relação com a disciplina ou a EaD em geral, o que incentiva todos a iniciarem discussões, demonstrando desenvolvimento da autonomia e da cultura de cooperação no grupo. No entanto, isso não dispensa a atuação de professores e formadores. Concluímos que o Facebook passa de uma rede social para ambiente virtual de ensino, onde ocorre a troca de informações, a prática de ensino e aprendizagem e demonstra ser um ambiente de grande aprendizado informal e formal.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56483
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_resumo_eve_fdnalves.pdf77,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.