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Tipo: Artigo de Evento
Título : A participação social dos sujeitos comunicacionais na construção da cidadania comunicativa
Título en inglés: The social participation of communicational subjects in the construction of communicative citizenship
Autor : Costa Filho, Ismar Capistrano
Palabras clave : Participação;Cidadania;Comunicação
Fecha de publicación : 2020
Editorial : Compós
Citación : COSTA FILHO, Ismar Capistrano. A participação social dos sujeitos comunicacionais na construção da cidadania comunicativa. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 24., 2020, Campo Grande. Anais [...] Campo Grande: Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. 2020.
Resumen en portugués brasileño: A cidadania comunicativa é definida como a consciência e o exercício do direito à comunicação que possibilite a inclusão dos diversos grupos sociais na visibilidade midiática. Este conceito exige a participação social dos sujeitos comunicacionais nas diversas dimensões de circulação dos meios de comunicação. Para isso, o acesso de qualidade aos equipamentos, sinais e conteúdos deve ser parte das políticas públicas, como também a potencialização das apropriações das mensagens, através de formações como a leitura crítica dos meios e do letramento digital. A participação na gestão e planejamento dos meios é outra conquista necessária para a democratização da comunicação. Assim, o reconhecimento da cidadania comunicativa exige uma regulação democrática da mídia.
Abstract: Communicative citizenship is defined as awareness and the exercise of the right to communication that enables the inclusion of different social groups in media visibility. This concept requires the social participation of communicative subjects in the different dimensions of circulation of the media. For this, quality access to equipment, signs and content must be part of public policies, as well as enhancing the appropriation of messages, through training such as critical reading of the media and digital literacy. Participation in media management and planning is another necessary achievement for the democratization of communication. Thus, the recognition of communicative citizenship requires democratic regulation of the media.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56279
ISBN : 978-65-5630-00-9
Aparece en las colecciones: PPGCOM - Trabalhos apresentados em eventos

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