Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56279
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta Filho, Ismar Capistrano-
dc.date.accessioned2021-02-01T14:49:16Z-
dc.date.available2021-02-01T14:49:16Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationCOSTA FILHO, Ismar Capistrano. A participação social dos sujeitos comunicacionais na construção da cidadania comunicativa. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 24., 2020, Campo Grande. Anais [...] Campo Grande: Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. 2020.pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-5630-00-9-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56279-
dc.description.abstractCommunicative citizenship is defined as awareness and the exercise of the right to communication that enables the inclusion of different social groups in media visibility. This concept requires the social participation of communicative subjects in the different dimensions of circulation of the media. For this, quality access to equipment, signs and content must be part of public policies, as well as enhancing the appropriation of messages, through training such as critical reading of the media and digital literacy. Participation in media management and planning is another necessary achievement for the democratization of communication. Thus, the recognition of communicative citizenship requires democratic regulation of the media.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCompóspt_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.titleA participação social dos sujeitos comunicacionais na construção da cidadania comunicativapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA cidadania comunicativa é definida como a consciência e o exercício do direito à comunicação que possibilite a inclusão dos diversos grupos sociais na visibilidade midiática. Este conceito exige a participação social dos sujeitos comunicacionais nas diversas dimensões de circulação dos meios de comunicação. Para isso, o acesso de qualidade aos equipamentos, sinais e conteúdos deve ser parte das políticas públicas, como também a potencialização das apropriações das mensagens, através de formações como a leitura crítica dos meios e do letramento digital. A participação na gestão e planejamento dos meios é outra conquista necessária para a democratização da comunicação. Assim, o reconhecimento da cidadania comunicativa exige uma regulação democrática da mídia.pt_BR
dc.title.enThe social participation of communicational subjects in the construction of communicative citizenshippt_BR
Aparece nas coleções:PPGCOM - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_eve_iccostaffilho.pdf236,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.