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Type: Artigo de Evento
Title: Estudo da produtividade de ferrovias brasileiras com modelos de fronteiras estocásticas em painel.
Authors: Silva, Francisco Gildemir Ferreira da
Queiroz, Marcelo Pereira
Rocha, Carlos Henrique
Keywords: Análise de envoltória de dados;Ferrovia;Função de Cobb-Douglas;Transporte ferroviário de carga
Issue Date: 2020
Citation: SILVA, Francisco Gildemir Ferreira da; QUEIROZ,Marcelo Pereira; ROCHA, Carlos Henrique. Estudo da produtividade de ferrovias brasileiras com modelos de fronteiras estocásticas em painel. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES. 34º., 100% Digital, 16 a 21 nov. 2020. Anais [...], [s.l]: Editora: Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2020.p.1933-1943.
Abstract in Brazilian Portuguese: Os modelos de Data Envelopment Analysis (DEA), desde sua forma mais simples a mais complexa, tornaram-se populares na análise de produtividade e eficiência em transportes. Embora com virtudes há deficiências ou limitações no uso destes modelos, pois os avanços em testar hipóteses quanto aos parâmetros estimados tem desenvolvimento recente. Alternativas, como índices e métodos paramétricos, agregam elementos para a compreensão do fenômeno e para testar hipóteses estatisticamente. Este artigo explora uso do modelo de fronteira estocástica em painel de concessões de ferrovias brasileiras (2006-2016) com o objetivo de ampliar a explicação dos fatores que geram eficiência e produtividade nesse setor de transportes. Os resultados indicam, dada a limitação do tamanho da amostra, que a configuração da infraestrutura e o tipo de carga transportada afetam a produtividade e a eficiência, sem relatar evidências para a influência de acidentes.
Abstract: Data Envelopment Analysis (DEA) models, from their simplest to the most complex form, have become popular in the analysis of productivity and efficiency in transport. Although with virtues there are deficiencies or limitations in the use of these models, as the advances in testing hypotheses regarding the estimated parameters have recently developed. Alternatives, such as indexes and parametric methods, add elements to understand the phenomenon and to test hypotheses statistically. This article explores the use of the stochastic frontier model in a panel of Brazilian railroad concessions (2006-2016) to expand the explanation of the factors that generate efficiency and productivity in this transport sector. The results indicate, given the sample size limitation, that the infrastructure configuration and the type of cargo transported affect productivity and efficiency, without reporting evidence for the influence of accidents.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56235
ISBN: 978-65-89319-00-9
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