Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56235
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Francisco Gildemir Ferreira da-
dc.contributor.authorQueiroz, Marcelo Pereira-
dc.contributor.authorRocha, Carlos Henrique-
dc.date.accessioned2021-01-28T16:39:20Z-
dc.date.available2021-01-28T16:39:20Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSILVA, Francisco Gildemir Ferreira da; QUEIROZ,Marcelo Pereira; ROCHA, Carlos Henrique. Estudo da produtividade de ferrovias brasileiras com modelos de fronteiras estocásticas em painel. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES. 34º., 100% Digital, 16 a 21 nov. 2020. Anais [...], [s.l]: Editora: Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2020.p.1933-1943.pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-89319-00-9-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56235-
dc.description.abstractData Envelopment Analysis (DEA) models, from their simplest to the most complex form, have become popular in the analysis of productivity and efficiency in transport. Although with virtues there are deficiencies or limitations in the use of these models, as the advances in testing hypotheses regarding the estimated parameters have recently developed. Alternatives, such as indexes and parametric methods, add elements to understand the phenomenon and to test hypotheses statistically. This article explores the use of the stochastic frontier model in a panel of Brazilian railroad concessions (2006-2016) to expand the explanation of the factors that generate efficiency and productivity in this transport sector. The results indicate, given the sample size limitation, that the infrastructure configuration and the type of cargo transported affect productivity and efficiency, without reporting evidence for the influence of accidents.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAnálise de envoltória de dadospt_BR
dc.subjectFerroviapt_BR
dc.subjectFunção de Cobb-Douglaspt_BR
dc.subjectTransporte ferroviário de cargapt_BR
dc.titleEstudo da produtividade de ferrovias brasileiras com modelos de fronteiras estocásticas em painel.pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrOs modelos de Data Envelopment Analysis (DEA), desde sua forma mais simples a mais complexa, tornaram-se populares na análise de produtividade e eficiência em transportes. Embora com virtudes há deficiências ou limitações no uso destes modelos, pois os avanços em testar hipóteses quanto aos parâmetros estimados tem desenvolvimento recente. Alternativas, como índices e métodos paramétricos, agregam elementos para a compreensão do fenômeno e para testar hipóteses estatisticamente. Este artigo explora uso do modelo de fronteira estocástica em painel de concessões de ferrovias brasileiras (2006-2016) com o objetivo de ampliar a explicação dos fatores que geram eficiência e produtividade nesse setor de transportes. Os resultados indicam, dada a limitação do tamanho da amostra, que a configuração da infraestrutura e o tipo de carga transportada afetam a produtividade e a eficiência, sem relatar evidências para a influência de acidentes.pt_BR
Aparece nas coleções:DET - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_eve_fgfsilva.pdf1,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.