Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56222
Tipo: | Resumo |
Título : | Multi e múltiplos letramentos no processo de elaboração de material didático de E/LE do curso de extensão “Espanhol Acessível” ((Projeto pessoas com deficiência visual e formação inclusiva: uma introdução à língua espanhola por meio de multi e múltiplos letramentos) |
Autor : | Rodrigues, Dayana da Silva Alves Reinaldo, Fátima Thaís de Almeida Melo, Sara Saraiva Lima, Beatriz Furtado Alencar |
Palabras clave : | Educação inclusiva;Cegos - Educação;Professores - Formação;Língua espanhola - Estudo e ensino |
Fecha de publicación : | 2016 |
Editorial : | Universidade Federal do Ceará |
Citación : | RODRIGUES, Dayana da Silva Alves; REINALDO, Fátima Thaís de Almeida; MELO, Sara Saraiva; LIMA, Beatriz Furtado Alencar. Multi e múltiplos letramentos no processo de elaboração de material didático de E/LE do curso de extensão “Espanhol Acessível” ((Projeto pessoas com deficiência visual e formação inclusiva: uma introdução à língua espanhola por meio de multi e múltiplos letramentos). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) |
Resumen en portugués brasileño: | O curso “Espanhol Acessível” constitui-se como o elo de contato com as pessoas cegas de Fortaleza por meio do projeto de extensão “Pessoas com deficiência visual e formação inclusiva: uma introdução à língua espanhola por meio de multi e múltiplos letramentos”. Esse projeto de extensão debruça-se na reflexão/ação sobre como nós, estudantes de graduação – futuros professores da educação básica –, podemos nos preparar para melhor atender a um público de pessoas com deficiência visual. O curso tem como público alvo pessoas com deficiência visual e será realizado na ACEC, sendo 98% do público sócios desta instituição. Trabalhamos com o conceito de ordem visiocêntrica do discurso (LIMA, 2015) para refletirmos sobre como os materiais didáticos não contemplam a contento estudantes que não tem como centro o sentido da visão em suas práticas de letramento. A interdisciplinaridade entre as pesquisas da multimodalidade e dos Novos Estudos do Letramento foram a base teórica na qual nos fundamentamos. A pesquisa para elaboração do material seguiu os seguintes passos: 1. Selecionar livros de Espanhol nível básico utilizados em cursos livres; 2. Selecionar conteúdos recorrentes nos livros; 3. Divisão desses conteúdos entre os bolsistas do projeto; 4. Construção do material didático ouvindo pessoas cegas através de um questionário indagando-as sobre o que elas achavam importante ser abordado. O material será disponibilizado em uma plataforma virtual que segue os parâmetros do Design Universal, será impresso em Braille e os áudios dos textos da apostila foram gravados por nós bolsistas, a professora coordenadora do projeto e alunos do curso de Letras Espanhol Noturno e Diurno da UFC. A interdisciplinaridade entre as pesquisas da multimodalidade e dos Novos Estudos do Letramento foram a base teórica na qual nos fundamentamos. Contamos com a parceria financeira da UFC para a concessão das bolsas. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56222 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_dsarodrigues.pdf | 78,19 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.