Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55827
Tipo: | Dissertação |
Título: | Avaliação diagnóstica do acesso dos estudantes ao ensino superior: estudo de caso em universidade pública estadual |
Autor(es): | Anjos, Priscila Meliane Leite dos |
Orientador: | Lima, Alberto Sampaio |
Palavras-chave: | Acesso ao ensino superior público;Ensino superior;Políticas públicas |
Data do documento: | 2020 |
Citação: | ANJOS, Priscila Meliane Leite dos. Avaliação diagnóstica do acesso dos estudantes ao ensino superior: estudo de caso em universidade pública estadual. Orientador: Alberto Sampaio Lima. 2020. 82 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) - Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020. |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo principal analisar quais as estratégias e fatores que contribuíram para que os estudantes tivessem sucesso ao ingressar no Ensino Superior Público. A pesquisa identificou o perfil dos estudantes aprovados nos cursos mais concorridos da UNEMAT, sendo este grupo formado majoritariamente por pessoas: do sexo feminino; solteiros; jovens de 18 a 30 anos; residentes no município em que cursam a graduação há mais de 10 anos; declaram-se pardos; cursam Direito e estudam no câmpus de Cáceres; quanto ao grau de escolaridade dos pais, os percentuais mais relevantes concentram-se nos critérios de ensino fundamental incompleto e ensino médio completo; moram sozinhos em imóvel próprio; possuem até 3 irmãos; auxiliam sozinhos no sustento da casa; possuem renda familiar mensal de até 3 salários mínimos; e cursaram todo o ciclo da educação básica em escolas públicas. Quanto as estratégias de acesso ao Ensino Superior, observou-se que a maioria dos estudantes não fizeram cursinho pré-vestibular e não precisaram estudar exclusivamente para ingressar na UNEMAT, entretanto, ingressaram por meio de algum tipo de política de ação afirmativa. O fato de ser uma instituição pública foi determinante em relação à escolha da IES. O estudo apresentou como fundamentação teórica os aspectos conceituais sobre o Ensino Médio e o acesso ao Ensino Superior, enfatizando acerca das políticas públicas de acesso ao Ensino Superior; os desafios para o ingresso em Instituições Públicas de Ensino Superior, discorrendo sobre as dificuldades e formas de ingresso do aluno em IES públicas e privadas além das políticas para a viabilização da permanência dos alunos, em especial ao FIES e PROUNI em IES Privadas e em relação às estratégias (cursos/disciplinas de nivelamento). No que se refere aos aspectos metodológicos, a pesquisa apresentou-se de forma descritiva com abordagem quantitativa, na qual utilizou-se o Método Survey. Participaram da pesquisa o total de 210 estudantes matriculados no 1o semestre dos cursos mais concorridos da UNEMAT, com base nos dados do vestibular 2019/2 e o instrumento de coleta de dados foi um questionário estruturado composto por 34 questões fechadas. Sugere-se que a gestão acadêmica da UNEMAT utilize os dados apresentados neste estudo a fim de discutir o aprimoramento do ingresso dos estudantes à IES. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55827 |
Aparece nas coleções: | POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_dis_pmlanjos.pdf | 762,36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.