Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55827
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLima, Alberto Sampaio-
dc.contributor.authorAnjos, Priscila Meliane Leite dos-
dc.date.accessioned2020-12-24T15:40:56Z-
dc.date.available2020-12-24T15:40:56Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationANJOS, Priscila Meliane Leite dos. Avaliação diagnóstica do acesso dos estudantes ao ensino superior: estudo de caso em universidade pública estadual. Orientador: Alberto Sampaio Lima. 2020. 82 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) - Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55827-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAcesso ao ensino superior públicopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.titleAvaliação diagnóstica do acesso dos estudantes ao ensino superior: estudo de caso em universidade pública estadualpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente pesquisa teve como objetivo principal analisar quais as estratégias e fatores que contribuíram para que os estudantes tivessem sucesso ao ingressar no Ensino Superior Público. A pesquisa identificou o perfil dos estudantes aprovados nos cursos mais concorridos da UNEMAT, sendo este grupo formado majoritariamente por pessoas: do sexo feminino; solteiros; jovens de 18 a 30 anos; residentes no município em que cursam a graduação há mais de 10 anos; declaram-se pardos; cursam Direito e estudam no câmpus de Cáceres; quanto ao grau de escolaridade dos pais, os percentuais mais relevantes concentram-se nos critérios de ensino fundamental incompleto e ensino médio completo; moram sozinhos em imóvel próprio; possuem até 3 irmãos; auxiliam sozinhos no sustento da casa; possuem renda familiar mensal de até 3 salários mínimos; e cursaram todo o ciclo da educação básica em escolas públicas. Quanto as estratégias de acesso ao Ensino Superior, observou-se que a maioria dos estudantes não fizeram cursinho pré-vestibular e não precisaram estudar exclusivamente para ingressar na UNEMAT, entretanto, ingressaram por meio de algum tipo de política de ação afirmativa. O fato de ser uma instituição pública foi determinante em relação à escolha da IES. O estudo apresentou como fundamentação teórica os aspectos conceituais sobre o Ensino Médio e o acesso ao Ensino Superior, enfatizando acerca das políticas públicas de acesso ao Ensino Superior; os desafios para o ingresso em Instituições Públicas de Ensino Superior, discorrendo sobre as dificuldades e formas de ingresso do aluno em IES públicas e privadas além das políticas para a viabilização da permanência dos alunos, em especial ao FIES e PROUNI em IES Privadas e em relação às estratégias (cursos/disciplinas de nivelamento). No que se refere aos aspectos metodológicos, a pesquisa apresentou-se de forma descritiva com abordagem quantitativa, na qual utilizou-se o Método Survey. Participaram da pesquisa o total de 210 estudantes matriculados no 1o semestre dos cursos mais concorridos da UNEMAT, com base nos dados do vestibular 2019/2 e o instrumento de coleta de dados foi um questionário estruturado composto por 34 questões fechadas. Sugere-se que a gestão acadêmica da UNEMAT utilize os dados apresentados neste estudo a fim de discutir o aprimoramento do ingresso dos estudantes à IES.pt_BR
Aparece nas coleções:POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_dis_pmlanjos.pdf762,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.