Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55723
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Analysis of the quality of life of medical students in Sobral - CE
Título(s) alternativo(s): Análise da qualidade de vida dos estudantes de medicina em Sobral – CE
Autor(es): Liberato, Benedita Tatiane Gomes
Silva, Ana Beatriz Gabriel
Arcanjo, Ana Talita Vasconcelos
Costa, José Jackson do Nascimento
Hall, Peter Richard
Santos, Mikkael Duarte dos
Palavras-chave: Qualidade de Vida;Quality of Life;Estudantes de Medicina;Students, Medical;Educação Médica;Education, Medical
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Medicina da UFC
Citação: LIBERATO, Benedita Tatiane Gomes et al. Analysis of the quality of life of medical students in Sobral-CE. Rev Med UFC, Fortaleza, v. 60, n. 4, p. 11-17, out./dez. 2020. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55723. Acesso em: 17 dez. 2020.
Resumo: Objetivo: O objetivo do presente estudo foi analisar os fatores que determinam a qualidade de vida de estudantes de medicina em Sobral-CE e compará-los com o momento acadêmico do estudante. Método: Estudo epidemiológico, transversal, quantitativo e qualitativo, tendo sido utilizado um questionário para coleta de dados de 308 estudantes de medicina. O questionário escolhido foi o WHOQOL-BREF, que é um instrumento de Avaliação da Qualidade de Vida, composto por 20 perguntas, as respostas seguem uma escala Likert (de 1 a 5, quanto maior a pontuação, melhor a qualidade de vida). Resultados: Os estudantes matriculados no terceiro semestre apresentaram pior avaliação da qualidade de vida em todos os domínios avaliados, coincidindo com pior qualidade de vida e com saúde própria. O quinto semestre apresentou melhor avaliação da qualidade de vida em todos os domínios. Conclusões: as diferenças estatisticamente significantes encontradas entre os domínios devem-se ao fato de os estudantes, quando ingressam na faculdade, terem um entusiasmo que é perdido ao longo dos anos e um desejo e busca de conhecimento mútuo que se afasta da rotina do dia a dia.
Abstract: Objective: The objective of the present study was to analyze the factors determining the quality of life of medical students in Sobral-CE and to compare them with the student’s academic momentum. Method: This is an epidemiological, cross-sectional, quantitative and qualitative study, and a questionnaire was used to collect data from 308 medical students. The questionnaire chosen was the WHOQOL-BREF, which is a Quality of Life Assessment instrument, which will be composed of 20 questions, the answers follow a Likert scale (from 1 to 5, the higher the score the better the quality of life). Results: The students enrolled in the third semester showed a worse quality of life evaluation in all the domains evaluated, which coincided with poorer quality of life and with their own health. The fifth semester showed a better quality of life assessment in all domains. Conclusions: the statistically significant differences found between domains are due to the fact that students, when they enter college, have an enthusiasm that is lost over the years and a desire and search for mutual knowledge that goes away with the routine of the day by day.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55723
ISSN: 2447-6595
Aparece nas coleções:DMC - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_art_btgliberato.pdf634,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.