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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLiberato, Benedita Tatiane Gomes-
dc.contributor.authorSilva, Ana Beatriz Gabriel-
dc.contributor.authorArcanjo, Ana Talita Vasconcelos-
dc.contributor.authorCosta, José Jackson do Nascimento-
dc.contributor.authorHall, Peter Richard-
dc.contributor.authorSantos, Mikkael Duarte dos-
dc.date.accessioned2020-12-17T10:54:24Z-
dc.date.available2020-12-17T10:54:24Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationLIBERATO, Benedita Tatiane Gomes et al. Analysis of the quality of life of medical students in Sobral-CE. Rev Med UFC, Fortaleza, v. 60, n. 4, p. 11-17, out./dez. 2020. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55723. Acesso em: 17 dez. 2020.pt_BR
dc.identifier.issn2447-6595-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55723-
dc.description.abstractObjective: The objective of the present study was to analyze the factors determining the quality of life of medical students in Sobral-CE and to compare them with the student’s academic momentum. Method: This is an epidemiological, cross-sectional, quantitative and qualitative study, and a questionnaire was used to collect data from 308 medical students. The questionnaire chosen was the WHOQOL-BREF, which is a Quality of Life Assessment instrument, which will be composed of 20 questions, the answers follow a Likert scale (from 1 to 5, the higher the score the better the quality of life). Results: The students enrolled in the third semester showed a worse quality of life evaluation in all the domains evaluated, which coincided with poorer quality of life and with their own health. The fifth semester showed a better quality of life assessment in all domains. Conclusions: the statistically significant differences found between domains are due to the fact that students, when they enter college, have an enthusiasm that is lost over the years and a desire and search for mutual knowledge that goes away with the routine of the day by day.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Medicina da UFCpt_BR
dc.subjectQualidade de Vidapt_BR
dc.subjectQuality of Lifept_BR
dc.subjectEstudantes de Medicinapt_BR
dc.subjectStudents, Medicalpt_BR
dc.subjectEducação Médicapt_BR
dc.subjectEducation, Medicalpt_BR
dc.titleAnalysis of the quality of life of medical students in Sobral - CEpt_BR
dc.title.alternativeAnálise da qualidade de vida dos estudantes de medicina em Sobral – CEpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrObjetivo: O objetivo do presente estudo foi analisar os fatores que determinam a qualidade de vida de estudantes de medicina em Sobral-CE e compará-los com o momento acadêmico do estudante. Método: Estudo epidemiológico, transversal, quantitativo e qualitativo, tendo sido utilizado um questionário para coleta de dados de 308 estudantes de medicina. O questionário escolhido foi o WHOQOL-BREF, que é um instrumento de Avaliação da Qualidade de Vida, composto por 20 perguntas, as respostas seguem uma escala Likert (de 1 a 5, quanto maior a pontuação, melhor a qualidade de vida). Resultados: Os estudantes matriculados no terceiro semestre apresentaram pior avaliação da qualidade de vida em todos os domínios avaliados, coincidindo com pior qualidade de vida e com saúde própria. O quinto semestre apresentou melhor avaliação da qualidade de vida em todos os domínios. Conclusões: as diferenças estatisticamente significantes encontradas entre os domínios devem-se ao fato de os estudantes, quando ingressam na faculdade, terem um entusiasmo que é perdido ao longo dos anos e um desejo e busca de conhecimento mútuo que se afasta da rotina do dia a dia.pt_BR
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