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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55637
Tipo: | Dissertação |
Título : | A construção da identidade profissional docente a partir das histórias de vida de licenciandos em Matemática participantes do Programa Residência Pedagógica da UNILAB |
Autor : | Freitas, Bruno Miranda |
Tutor: | Barguil, Paulo Meireles |
Palabras clave : | Histórias de vida em formação;Identidade Profissional Docente;Programa Residência Pedagógica;Licenciatura em Matemática;UNILAB |
Fecha de publicación : | 2020 |
Citación : | FREITAS, Bruno Miranda. A construção da identidade profissional docente a partir das histórias de vida de licenciandos em Matemática participantes do Programa Residência Pedagógica da UNILAB. 2020. 191f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza, 2020. |
Resumen en portugués brasileño: | A formação inicial de professores no país é majoritariamente pautada na dimensão técnica e bacharelesca sem a devida discussão e aproximação sobre a realidade escolar, além de não considerar adequadamente os aspectos subjetivos dos estudantes e na sua trajetória formativa. Diante desse cenário, questionamos: Como as Histórias de vida constroem os saberes e a identidade docente? Qual é o lugar das histórias de vida na formação inicial de professores? Este trabalho inseriu-se no universo de uma investigação qualitativa (MINAYO, 2004), orientando-se pelos fundamentos e procedimentos da Pesquisa (Auto)Biográfica em Educação. O seu objetivo geral é: Compreender a construção da identidade profissional de estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB a partir das histórias de vida e das aprendizagens experienciais e/ou formadoras realizadas ao longo da trajetória existencial e formativa. Os objetivos específicos são: (i) identificar como as memórias formativas contribuíram na construção da identidade profissional sistematizando as histórias de vida dos estudantes como objeto estruturante constituinte da formação inicial; (ii) refletir sobre os limites e as possibilidades dos Estágios Supervisionados e do PRP na contribuição da Identidade Profissional Docente; e (iii) identificar a partir das Histórias de Vida em Formação, os saberes mobilizados pelo Estágio Curricular Supervisionado e pelo PRP junto aos estudantes para a constituição identitária docente. Os aportes teóricos foram constituídos por Tardif, Lessard e Lahaye (1991), Gauthier (1998), Pimenta (2005), Josso (2010), Pineau e Le Grand (2012), Delory-Momberger (2014), Ferrarotti (2014) Dominicé (2014a, 2014b, 2014c), Nóvoa (2014), Barguil (2016), Pimenta e Lima (2017) e Olinda (2018), dentre outros. Temos como lócus da pesquisa o Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB. Os sujeitos da pesquisa foram oito estudantes participantes do Programa Residência Pedagógica que vivenciaram um processo de biografização desenvolvido no Círculo Reflexivo Biográfico – CRB, dispositivo de pesquisa e de formação desenvolvido por Olinda (2018). As narrativas de si, tecidas coletivamente, possibilitam compreender o processo da construção identitária docente, pois a prática das histórias de vida é multiforme e autopoiética. Como estratégias de aproximação, utilizamos a observação participante (GHEDIN; FRANCO, 2011) e a análise documental. Os estudantes relataram, no CRB: lembranças da escola e de seus professores, a relação com a disciplina de Matemática na Educação Básica e os saberes constituídos nas suas vivências no âmbito do Estágio Supervisionado e do Programa Residência Pedagógica. Os resultados indicam que as histórias de vida, ao resgatar aspectos da sua trajetória formativa, contribuem na construção dos saberes e da identidade profissional docente. |
Abstract: | The initial training of teachers in the country is mostly based on the technical and baccalaureate dimension without proper discussion and approximation about the school reality, in addition to not adequately considering the subjective aspects of the students and in their formative trajectory. Faced with this scenario, we ask: How do Life Stories build knowledge and teaching identity? What is the place of life stories in initial teacher education? This work was inserted in the universe of a qualitative investigation (MINAYO, 2004), being guided by the foundations and procedures of the (Auto) Biographical Research in Education. Its general objective is: To understand the construction of the professional identity of students of the Mathematics Degree course at the University of International Integration of Afro-Brazilian Lusophony - UNILAB from the life stories and the experiential and / or training learning carried out throughout the course. existential and formative trajectory. The specific objectives are: (i) to identify how the formative memories contributed to the construction of professional identity by systematizing the students' life stories as a structuring object that constitutes the initial training; (ii) reflect on the limits and possibilities of Supervised Internships and PRP in the contribution of the Teaching Professional Identity; and (iii) identify from the Life Stories in Training, the knowledge mobilized by the Supervised Curricular Internship and by the PRP with the students for the constitution of teaching identity. Theoretical contributions were made up of Tardif, Lessard and Lahaye (1991), Gauthier (1998), Pimenta (2005), Josso (2010), Pineau and Le Grand (2012), Delory-Momberger (2014), Ferrarotti (2014) Dominicé (2014a, 2014b, 2014c), Nóvoa (2014), Barguil (2016), Pimenta e Lima (2017) and Olinda (2018), among others. Our research focus is the Mathematics Degree Course at the University of International Integration of Afro-Brazilian Lusophony - UNILAB. The research subjects were eight students participating in the Pedagogical Residency Program who experienced a process of biography developed in the Reflective Biographical Circle - CRB, a research and training device developed by Olinda (2018). The narratives of themselves, woven collectively, make it possible to understand the process of teacher identity construction, since the practice of life stories is multiform and autopoietic. As approximation strategies, we use participant observation (GHEDIN; FRANCO, 2011) and document analysis. The students reported, at the CRB: memories of the school and its teachers, the relationship with the discipline of Mathematics in Basic Education and the knowledge constituted in their experiences under the Supervised Internship and the Pedagogical Residency Program. The results indicate that life stories, by rescuing aspects of their formative trajectory, contribute to the construction of knowledge and professional teaching identity. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55637 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
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