Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55627
Type: TCC
Title: Redes sociais e internet no cotidiano dos artesãos da feira de pequenos negócios de Fortaleza
Authors: Melo, Ana Luiza Freire Duarte Lopes de
Advisor: Rémy, Juliana Buse de Oliveira
Keywords: Artesanato;Artesãos de Fortaleza;Redes sociais na internet;Ciberespaço
Issue Date: 2020
Citation: MELO, Ana Luiza Freire Duarte Lopes de. Redes sociais e internet no cotidiano dos artesãos da feira de pequenos negócios de Fortaleza. 2020. 96f. - TCC (Graduação) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Curso de Graduação em Biblioteconomia, Fortaleza (CE), 2020
Abstract in Brazilian Portuguese: O artesanato se fez presente na vida do homem desde o surgimento das primeiras sociedades civilizadas, passando de geração para geração. Diante do advento das tecnologias digitais e o surgimento da Internet o produto artesanal também incorpora ao seu cotidiano as práticas de uso desses novos dispositivos. Este trabalho tem como objetivo analisar a utilização das redes sociais, por artesãos, no cenário de Fortaleza, e como o acesso às redes sociais na internet e ao conhecimento disseminado nesses ambientes surgem como ferramentas facilitadoras e/ou transformadoras dos processos de construção cotidiana da produção artesanal. A investigação foi ambientada nas feiras de artesanato e empreendedorismo do programa Feira de Pequenos Negócios de Fortaleza, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Como ferramenta de coleta de dados utilizou-se a aplicação de questionários de caráter misto. Acreditamos que os resultados da pesquisa foram satisfatórios e que os objetivos propostos foram atendidos. A partir dos resultados obtidos, identificamos que a maioria dos artesãos pesquisados utilizam os sites de redes sociais no âmbito de seu trabalho e com frequência considerável, sendo as mais usadas: WhatsApp, Youtube, Facebook e Instagram. De modo geral, apuramos que eles veem as redes sociais na internet como espaços benéficos para interação e desenvolvimento de atividades no contexto do cotidiano de trabalho.
Abstract: Craftsmanship has been present in the life of man since the emergence of the first civilized societies, passing from generation to generation. Faced with the advent of digital technologies and the emergence of the Internet, the handcrafted product also incorporates the practices of using these new devices in its daily life. This work aims to analyze the use of social networks, by artisans, in the scenario of Fortaleza, and how access to social networks on the internet and the knowledge disseminated in these environments emerge as tools that facilitate and / or transform the processes of daily construction of production handmade. The investigation took place at the handicraft and entrepreneurship fairs of the Small Business Fair program in Fortaleza, carried out by the Economic Development Secretariat. As a data collection tool, the application of mixed questionnaires was used. We believe that the research results were satisfactory and that the proposed objectives were met. From the results obtained, we identified that the majority of artisans use social networking sites as part of their work and with considerable frequency, the most used ones being WhatsApp, Youtube, Facebook and Instagram. In general, we found that they see in social networks on the Internet as beneficial spaces for interaction and development of activities in the context of daily work.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55627
Appears in Collections:BIBLIOTECONOMIA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_tcc_alfdldmelo.pdf883,73 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.