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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55232
Tipo: | TCC |
Título: | A contribuição e os desafios do núcleo de prática jurídica na concretização do princípio do acesso à justiça e na formação do aluno de graduação em direito da Universidade federal do Ceará |
Autor(es): | Morais, Leonardo de Oliveira |
Orientador: | Reginaldo, Sídney Guerra |
Palavras-chave: | Educação Jurídica;Acesso à Justiça;Núcleo de Prática Jurídica |
Data do documento: | 2020 |
Citação: | MORAIS, Leonardo de Oliveira. A contribuição e os desafios do núcleo de prática jurídica na concretização do princípio do acesso à justiça e na formação do aluno de graduação em direito da Universidade federal do Ceará. 2020. 75 f. Monografia (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020 |
Resumo: | O presente trabalho estuda o Núcleo de Prática Jurídica da Universidade Federal do Ceará e sua contribuição para a melhoria da qualidade do ensino jurídico na universidade e para a concretização do princípio constitucional do acesso à justiça. Referido estudo examina as origens do ensino de Direito no Brasil, o início da valorização do contato com a realidade prática forense e a criação do núcleo. Serão apresentados os resultados de pesquisa feita para descobrir o perfil dos assistidos que procuram os serviços do núcleo, assim como dificuldades que impedem a realização de todo o potencial do órgão e possíveis soluções. O trabalho será de cunho exploratório e de forma prescritiva. A investigação partirá de um realismo fático observável. Na pesquisa, será utilizado o método hipotético-dedutivo, com abordagem quali-quantitativa, por meio de dados estatísticos coletados por meio da entrega de formulários com perguntas aos assistidos e, posteriormente, análises descritivas dos dados coletados. |
Abstract: | The following assignment studies the Centre for Legal Practice at Federal University of Ceará and its contribution towards improving the quality of legal education at the university and towards the implementation of the constitutional principle of access to justice. This study examines the origins of legal education in Brazil, the start of appreciation of contact with practice of law and the creation of the centre. The findings of a research conducted in order to determine the profile of the beneficiaries who seek the services of the centre will be presented, as will be the challenges that prevent the realisation of its full potential and possible solutions. The study will be exploratory and prescriptive. It will start from an observable factual realism. In the research, the hypothetical-deductive method will be used, with a qualitative and quantitative approach, through statistical data collected through the delivery of forms with questions to the beneficiaries and, later, descriptive analysis of the collected data. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55232 |
Aparece nas coleções: | DIREITO - Monografias |
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