Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55077
Type: Artigo de Periódico
Title: Revisitando “USP para Todos?”: desafios permanentes na inclusão dos estudantes de baixa renda no ensino superior público brasileiro
Authors: Almeida, Wilson Mesquita de
Keywords: Ensino superior;Acesso e permanência na universidade pública;Estudantes de baixa renda;Desigualdades educacionais;Inclusão social
Issue Date: 2021
Publisher: Revista de Ciências Sociais
Citation: ALMEIDA, Wilson Mesquita de. Revisitando “USP para Todos?”: desafios permanentes na inclusão dos estudantes de baixa renda no ensino superior público brasileiro. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza (CE), v. 51, n. 3, p. 21-62, nov. 2020/fev. 2021.
Abstract in Brazilian Portuguese: O artigo retoma o contexto, problemáticas e desafios teóricos e metodológicos da pesquisa empírica qualitativa que culminou no livro “USP para Todos?”, a partir de um diálogo com mudanças ocorridas desde então no acesso e permanência de estudantes de baixa renda e oriundos da escola pública no ensino superior brasileiro, especialmente no público. Ao fazê-lo, discute elementos que julgamos ainda relevantes para a reflexão crítica nesse campo do conhecimento.
Abstract: The article takes up the context, problems and theoretical and methodological challenges of the qualitative empirical research that culminated in the book “USP para Todos?”, From a dialogue with changes that have occurred since then in the access and permanence of low-income students and those coming from school public in Brazilian higher education — especially, public. In doing so, it discusses elements that we still consider relevant for critical reflection in this field of knowledge.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55077
ISSN: 2318-4620
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021_art_wmalmeida.pdf374,72 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.