Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55076
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Quando as ciências sociais encontram a educação: (re)pensando cenários contemporâneos das desigualdades educacionais |
Authors: | Tabac, Sara Esther Dias Zarucki Prado, Ruth Maria Moraes Oliveira |
Keywords: | Sociologia da educação;Desigualdades sociais;Desigualdades educacionais |
Issue Date: | 2021 |
Publisher: | Revista de Ciências Sociais |
Citation: | TABAC, Sara Esther Dias Zarucki; PRADO, Ruth Maria Moraes Oliveira. Quando as ciências sociais encontram a educação: (re)pensando cenários contemporâneos das desigualdades educacionais. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza (CE), v. 51, n. 3, p. 15-20, nov. 2020/fev. 2021. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A proposta deste dossiê foi privilegiar o diálogo entre as ciências sociais e a educação, mais especificamente os cenários de desigualdades de oportunidades educacionais que as pesquisas atuais têm se debruçado. Os cenários de desigualdades sociais e educacionais estão retratados nos artigos selecionados e trazem diversos elementos ainda relevantes no processo de produção e reprodução dessas desigualdades, como características de origem e características dos indivíduos e grupos pesquisados. Por fim, o presente trabalho apontará caminhos para pensarmos as que mesmo com avanços no âmbito das políticas educacionais ainda há arestas sociais que precisam ser superadas a fim de haver uma sociedade mais justa e democrática. |
Abstract: | The purpose of this dossier was to privilege the dialogue between the social sciences and education, more specifically the scenarios of inequalities in educational opportunities that current research has been looking at. The scenarios of social and educational inequalities are portrayed in the selected articles and bring several elements still relevant in the process of production and reproduction of these inequalities, such as characteristics of origin and characteristics of the individuals and groups surveyed. Finally, the present work will point out ways to think about those that, even with advances in the scope of educational policies, there are still social edges that need to be overcome in order to have a more just and democratic society. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55076 |
ISSN: | 2318-4620 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | DCSO - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2021_art_sedztabacrmmoprado.pdf | 125,26 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.