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dc.contributor.authorTabac, Sara Esther Dias Zarucki-
dc.contributor.authorPrado, Ruth Maria Moraes Oliveira-
dc.date.accessioned2020-11-06T23:07:02Z-
dc.date.available2020-11-06T23:07:02Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationTABAC, Sara Esther Dias Zarucki; PRADO, Ruth Maria Moraes Oliveira. Quando as ciências sociais encontram a educação: (re)pensando cenários contemporâneos das desigualdades educacionais. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza (CE), v. 51, n. 3, p. 15-20, nov. 2020/fev. 2021.pt_BR
dc.identifier.issn2318-4620-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55076-
dc.description.abstractThe purpose of this dossier was to privilege the dialogue between the social sciences and education, more specifically the scenarios of inequalities in educational opportunities that current research has been looking at. The scenarios of social and educational inequalities are portrayed in the selected articles and bring several elements still relevant in the process of production and reproduction of these inequalities, such as characteristics of origin and characteristics of the individuals and groups surveyed. Finally, the present work will point out ways to think about those that, even with advances in the scope of educational policies, there are still social edges that need to be overcome in order to have a more just and democratic society.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Ciências Sociaispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSociologia da educaçãopt_BR
dc.subjectDesigualdades sociaispt_BR
dc.subjectDesigualdades educacionaispt_BR
dc.titleQuando as ciências sociais encontram a educação: (re)pensando cenários contemporâneos das desigualdades educacionaispt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA proposta deste dossiê foi privilegiar o diálogo entre as ciências sociais e a educação, mais especificamente os cenários de desigualdades de oportunidades educacionais que as pesquisas atuais têm se debruçado. Os cenários de desigualdades sociais e educacionais estão retratados nos artigos selecionados e trazem diversos elementos ainda relevantes no processo de produção e reprodução dessas desigualdades, como características de origem e características dos indivíduos e grupos pesquisados. Por fim, o presente trabalho apontará caminhos para pensarmos as que mesmo com avanços no âmbito das políticas educacionais ainda há arestas sociais que precisam ser superadas a fim de haver uma sociedade mais justa e democrática.pt_BR
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