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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54884
Tipo: | TCC |
Título : | Resultados de testes preliminares do aperfeiçoamento experimental de um tubo de vórtice utilizando diferentes câmaras de injeção |
Título en inglés: | Results of preliminary tests of the experimental improvement of a vortex tube using different injection chambers |
Autor : | Amorin, Matheus Galvão |
Tutor: | Rocha, Paulo Alexandre Costa |
Palabras clave : | Refrigeração não-convencional;Tubo de vórtice;Número de entradas |
Fecha de publicación : | 2018 |
Citación : | AMORIN, Matheus Galvão. Resultados de testes preliminares do aperfeiçoamento experimental de um tubo de vórtice utilizando diferentes câmaras de injeção. 2018. 39 f. Monografia (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. |
Resumen en portugués brasileño: | O tubo de vórtice é um equipamento capaz de separar um fluxo de gás em 2 correntes, uma corrente fria e outra quente. Esse equipamento é usado como um refrigerador geralmente, não necessita de manutenção e possui alta confiabilidade, mas o baixo rendimento dificulta a sua utilização. Este trabalho tem como objetivo melhorar o rendimento de um tubo de vórtice através da seleção de um número de entradas para a câmara de injeção que apresente maior eficiência. Foram realizados testes com câmaras de injeção com número de entradas entre 2 e 6, com pressões de entrada variando de 1 até 4 bar. Os melhores resultados foram alcançados com uma câmara de injeção com 3 entradas. A menor temperatura encontrada nos ensaios foi de -8,7º C, com uma pressão de 4 bar, e o maior coeficiente de desempenho encontrado foi de 14%, também com uma pressão de 4 bar. |
Abstract: | The vortex tube is an equipment capable of separating a stream of gas into two streams, one cold stream and one hot stream. This equipment is generally used as a refrigerator, requires no maintenance and has high reliability, but low performance makes it difficult to use. This work aims to improve the efficiency of a vortex tube by selecting a number of inputs to the injection chamber that are more efficient. Tests were carried out with injection chambers with a number of entries between 2 and 6, with inlet pressures ranging from 1 to 4 bar. The best results were achieved with a 3 nozzles injection chamber. The lowest temperature found in the tests was -8.7º C, with a pressure of 4 bar, and the highest coefficient of performance was 14%, also with a pressure of 4 bar. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54884 |
Aparece en las colecciones: | ENGENHARIA MECÂNICA - Monografias |
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