Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54589
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Análise do filme Os Melhores Dias de Nossas Vidas: pressupostos teóricos para o debate na formação de professores inclusivos
Autor(es): Lustosa, Francisca Geny
Pires, Marcia Gardenia Lustosa
Palavras-chave: Educação especial;Educação inclusiva;Formação de professores;Análise fílmica;Inclusão socioeducacional;Pessoa com deficiência;Práticas pedagógicas;Pedagogia - acessibilidade
Data do documento: 2017
Instituição/Editor/Publicador: Edições UFC
Citação: LUSTOSA, Francisca Geny; PIRES, Marcia Gardenia Lustosa. Análise do filme Os Melhores Dias de Nossas Vidas: pressupostos teóricos para o debate na formação de professores inclusivos. In: LUSTOSA, Francisca Geny; MARIANA, Fernando Bomfim (org.). Diversidade, diferença e deficiência: análise histórica e narrativas cinematográficas. Fortaleza: Edições UFC, 2017. p. 173-185.
Resumo: O filme Os melhores dias de nossas vidas, aqui em análise, aborda a história de vida de dois jovens irlandeses, Michael Connolly e Rory O’Shea, que possuem defi ciência física e têm suas vidas entrecruzadas a partir do momento em que se encontram em uma instituição especializada em acolher e cuidar de pessoas com essa condição. A película se apresenta prenhe de questões provocativas que podem guiar-nos no debate sobre a temática da inclusão social de sujeitos com deficiência. Em uma analogia, emergem do filme elementos históricos que influenciaram os processos de institucionalização e desinstitucionalização do atendimento a esse segmento de pessoas. O enfoque nas situações e interações cotidianas que envolvem o enredo também oportunizam o debate sobre as possibilidades de desenvolvimento humano, diante das condições objetivas e subjetivas de existência dos indivíduos, nas situações dadas e postas pelo meio social no qual estão inseridos – que podem se estabelecer como favorecedoras ou cerceadoras/limitadoras da aprendizagem humana, da constituição de autonomia, de saberes, experiências, linguagem, além das formas de pensar e atuar no mundo. Ou seja, alerta para o fato de que a qualidade das interações e das ações estabelecidas nos contextos sociais colaboram para a constituição da subjetividade e da cognição dos sujeitos, implicando o desenvolvimento das potencialidades humanas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54589
ISBN: 978-85-7282-702-7
Aparece nas coleções:PRÓ-INCLUSÃO - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_capliv_fglustosa_mglpires.pdf455,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.