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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54589
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Lustosa, Francisca Geny | - |
dc.contributor.author | Pires, Marcia Gardenia Lustosa | - |
dc.date.accessioned | 2020-10-13T07:59:30Z | - |
dc.date.available | 2020-10-13T07:59:30Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | LUSTOSA, Francisca Geny; PIRES, Marcia Gardenia Lustosa. Análise do filme Os Melhores Dias de Nossas Vidas: pressupostos teóricos para o debate na formação de professores inclusivos. In: LUSTOSA, Francisca Geny; MARIANA, Fernando Bomfim (org.). Diversidade, diferença e deficiência: análise histórica e narrativas cinematográficas. Fortaleza: Edições UFC, 2017. p. 173-185. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-7282-702-7 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54589 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Edições UFC | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Análise fílmica | pt_BR |
dc.subject | Inclusão socioeducacional | pt_BR |
dc.subject | Pessoa com deficiência | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia - acessibilidade | pt_BR |
dc.title | Análise do filme Os Melhores Dias de Nossas Vidas: pressupostos teóricos para o debate na formação de professores inclusivos | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O filme Os melhores dias de nossas vidas, aqui em análise, aborda a história de vida de dois jovens irlandeses, Michael Connolly e Rory O’Shea, que possuem defi ciência física e têm suas vidas entrecruzadas a partir do momento em que se encontram em uma instituição especializada em acolher e cuidar de pessoas com essa condição. A película se apresenta prenhe de questões provocativas que podem guiar-nos no debate sobre a temática da inclusão social de sujeitos com deficiência. Em uma analogia, emergem do filme elementos históricos que influenciaram os processos de institucionalização e desinstitucionalização do atendimento a esse segmento de pessoas. O enfoque nas situações e interações cotidianas que envolvem o enredo também oportunizam o debate sobre as possibilidades de desenvolvimento humano, diante das condições objetivas e subjetivas de existência dos indivíduos, nas situações dadas e postas pelo meio social no qual estão inseridos – que podem se estabelecer como favorecedoras ou cerceadoras/limitadoras da aprendizagem humana, da constituição de autonomia, de saberes, experiências, linguagem, além das formas de pensar e atuar no mundo. Ou seja, alerta para o fato de que a qualidade das interações e das ações estabelecidas nos contextos sociais colaboram para a constituição da subjetividade e da cognição dos sujeitos, implicando o desenvolvimento das potencialidades humanas. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PRÓ-INCLUSÃO - Capítulos de livro |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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