Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54205
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Literatura na sala de aula de língua estrangeira: desafios e alternativas para o letramento literário
Autor : Cardoso, Maria Inês Pinheiro
Silva, Lúcio Flávio Gondim da
Palabras clave : Literatura;Letramento literário;Ensino de língua estrangeira
Fecha de publicación : 2019
Editorial : Revista Eletrônica do GEPPELE
Citación : CARDOSO, Maria Inês Pinheiro; SILVA, Lúcio Flávio Gondim da. Literatura na sala de aula de língua estrangeira: desafios e alternativas para o letramento literário. Revista Eletrônica do GEPPELE – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Espanhol, Fortaleza, ano 5, v. 1, n. 7, p. 58-71, jan. 2019.
Resumen en portugués brasileño: Por meio de um texto literário, vislumbramos estruturas linguísticas que beiram a excelência. De tal forma que, enquanto professores de língua, necessitamos ver na literatura uma forte aliada para o processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira, considerando seu grande valor para a construção de competências e saberes socioculturais e linguísticos, em nossa sociedade. Neste trabalho, refletimos sobre algumas das principais dificuldades de trabalhar-se com o texto literário em sala de aula de LE, e sobre boas, e possíveis, alternativas para levá-lo a cabo com bom resultado. Como apoio teórico elegemos, dentre outros, Aragão (2006), Cosson (2006) e Mendoza (2007) a fim de questionar e propor percursos didáticos com os gêneros literários. Ao fim, compreende-se o papel humanizador da literatura, deflagradora de universos ficcionais e potente instrumento de enriquecimento linguístico para o aluno, para o professor e para toda a escola.
Abstract: Through a literary text, we envision linguistic structures that borders on excellence. Thus, as language teachers, we need to see in literature a strong ally for the teaching-learning process of a foreign language, considering its great value for the construction of socio-cultural and linguistic skills and knowledge, in our society. In this paper, we reflect on some of the main difficulties and possible outputs for working with literary material in the LE classroom for achievable and good results. As a theoretical support, we chose, among others, Aragão (2006), Cosson (2006) and Mendoza (2007) in order to question and propose didactic courses with literary genres. At the end, the humanizing role of literature, which is a deflagrator of fictional universes and a powerful instrument of linguistic enrichment for the student, the teacher and the whole school, is understood.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54205
ISSN : 2318-0099
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DLE - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2019_art_micpinheirolfgsilva.pdf560,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.