Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54205
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Literatura na sala de aula de língua estrangeira: desafios e alternativas para o letramento literário |
Authors: | Cardoso, Maria Inês Pinheiro Silva, Lúcio Flávio Gondim da |
Keywords: | Literatura;Letramento literário;Ensino de língua estrangeira |
Issue Date: | 2019 |
Publisher: | Revista Eletrônica do GEPPELE |
Citation: | CARDOSO, Maria Inês Pinheiro; SILVA, Lúcio Flávio Gondim da. Literatura na sala de aula de língua estrangeira: desafios e alternativas para o letramento literário. Revista Eletrônica do GEPPELE – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Espanhol, Fortaleza, ano 5, v. 1, n. 7, p. 58-71, jan. 2019. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Por meio de um texto literário, vislumbramos estruturas linguísticas que beiram a excelência. De tal forma que, enquanto professores de língua, necessitamos ver na literatura uma forte aliada para o processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira, considerando seu grande valor para a construção de competências e saberes socioculturais e linguísticos, em nossa sociedade. Neste trabalho, refletimos sobre algumas das principais dificuldades de trabalhar-se com o texto literário em sala de aula de LE, e sobre boas, e possíveis, alternativas para levá-lo a cabo com bom resultado. Como apoio teórico elegemos, dentre outros, Aragão (2006), Cosson (2006) e Mendoza (2007) a fim de questionar e propor percursos didáticos com os gêneros literários. Ao fim, compreende-se o papel humanizador da literatura, deflagradora de universos ficcionais e potente instrumento de enriquecimento linguístico para o aluno, para o professor e para toda a escola. |
Abstract: | Through a literary text, we envision linguistic structures that borders on excellence. Thus, as language teachers, we need to see in literature a strong ally for the teaching-learning process of a foreign language, considering its great value for the construction of socio-cultural and linguistic skills and knowledge, in our society. In this paper, we reflect on some of the main difficulties and possible outputs for working with literary material in the LE classroom for achievable and good results. As a theoretical support, we chose, among others, Aragão (2006), Cosson (2006) and Mendoza (2007) in order to question and propose didactic courses with literary genres. At the end, the humanizing role of literature, which is a deflagrator of fictional universes and a powerful instrument of linguistic enrichment for the student, the teacher and the whole school, is understood. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54205 |
ISSN: | 2318-0099 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | DLE - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2019_art_micpinheirolfgsilva.pdf | 560,5 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.