Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54205
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Literatura na sala de aula de língua estrangeira: desafios e alternativas para o letramento literário
Autor(es): Cardoso, Maria Inês Pinheiro
Silva, Lúcio Flávio Gondim da
Palavras-chave: Literatura;Letramento literário;Ensino de língua estrangeira
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: Revista Eletrônica do GEPPELE
Citação: CARDOSO, Maria Inês Pinheiro; SILVA, Lúcio Flávio Gondim da. Literatura na sala de aula de língua estrangeira: desafios e alternativas para o letramento literário. Revista Eletrônica do GEPPELE – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Espanhol, Fortaleza, ano 5, v. 1, n. 7, p. 58-71, jan. 2019.
Resumo: Por meio de um texto literário, vislumbramos estruturas linguísticas que beiram a excelência. De tal forma que, enquanto professores de língua, necessitamos ver na literatura uma forte aliada para o processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira, considerando seu grande valor para a construção de competências e saberes socioculturais e linguísticos, em nossa sociedade. Neste trabalho, refletimos sobre algumas das principais dificuldades de trabalhar-se com o texto literário em sala de aula de LE, e sobre boas, e possíveis, alternativas para levá-lo a cabo com bom resultado. Como apoio teórico elegemos, dentre outros, Aragão (2006), Cosson (2006) e Mendoza (2007) a fim de questionar e propor percursos didáticos com os gêneros literários. Ao fim, compreende-se o papel humanizador da literatura, deflagradora de universos ficcionais e potente instrumento de enriquecimento linguístico para o aluno, para o professor e para toda a escola.
Abstract: Through a literary text, we envision linguistic structures that borders on excellence. Thus, as language teachers, we need to see in literature a strong ally for the teaching-learning process of a foreign language, considering its great value for the construction of socio-cultural and linguistic skills and knowledge, in our society. In this paper, we reflect on some of the main difficulties and possible outputs for working with literary material in the LE classroom for achievable and good results. As a theoretical support, we chose, among others, Aragão (2006), Cosson (2006) and Mendoza (2007) in order to question and propose didactic courses with literary genres. At the end, the humanizing role of literature, which is a deflagrator of fictional universes and a powerful instrument of linguistic enrichment for the student, the teacher and the whole school, is understood.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54205
ISSN: 2318-0099
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLE - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_micpinheirolfgsilva.pdf560,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.