Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53982
Type: Tese
Title: O sentido da formação docente: narrativas dos alunos do curso de licenciatura em matemática na UFRN-CERES-Caicó
Authors: Lima Neto, José Melinho de
Advisor: Andrade, Francisco Ari de
Keywords: Matemática - Estudo e ensino (Superior);Professores - Formação;Pertença (Psicologia social)
Issue Date: 2020
Citation: LIMA NETO, José Melinho de. O sentido da formação docente: narrativas dos alunos do curso de licenciatura em matemática na UFRN-CERES-Caicó. 2020. 170f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2020.
Abstract in Brazilian Portuguese: A presente pesquisa objetiva compreender o sentido da Graduação em Matemática na visão dos alunos da UFRN–CERES-CAICÓ por meio de narrativas de um grupo de discentes do referido curso, fazendo um panorama histórico da construção e implantação do Centro de Ensino Superior do Seridó. As narrativas trazidas pelos estudantes foram analisadas como fonte para o entendimento da representação acerca da formação acadêmica e docente no sistema educacional brasileiro. A proposta de construção do sentido da formação que os alunos fazem no Ensino Superior eleva o sentimento de pertencimento à Universidade, na medida em que colabora com a autoestima, por destacar sua condição de protagonistas no processo de ensino-aprendizagem. Ao serem envolvidos numa atividade que propõe a elaboração de narrativas de formação, os alunos passam a perceberem-se como parte integrante do processo educacional, e tendem, por meio de tal procedimento, a construir uma representação acerca da relação com o saber e sua formação em tal nível de ensino, no atual contexto do Ensino Público Federal. A pesquisa foi desenvolvida na cidade de CAICÓ-RN, com alunos regularmente matriculados no Curso de Licenciatura em Matemática, no campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Admite-se que tal estudo seja oportuno para facilitar o entendimento do processo ensino-aprendizagem, uma vez que envolveu alunos da graduação como sujeitos participantes da pesquisa, ao mesmo tempo em que as narrativas discentes apontaram as expectativas da formação, para atuação no sistema da educação básica da região. Esse estudo foi oportuno, pois colocou em evidência o significado que elaboram da formação universitária com vistas ao mundo do trabalho.
Abstract: This research aims to understand the meaning of Mathematics Graduation in the view of UFRN–CERES-CAICÓ students through the narratives of a group of students in the Mathematics Degree course, providing a historical overview of the construction and implementation of the Higher Education Center of Seridó. The narratives brought by the students were analyzed as a source for understanding the representation about academic and teacher training in the Brazilian educational system. The proposal to build the meaning of the training that students do in Higher Education raises the feeling of belonging to the University, insofar as it collaborates with self-esteem, by highlighting their condition of protagonists in the teaching-learning process. When they are involved in an activity that proposes the elaboration of formation narratives, students begin to perceive themselves as an integral part of the educational process, and tend, through this procedure, to build a representation about the relationship with knowledge and their training in such level of education, in the current context of Federal Public Education. The research was developed in the city of CAICÓ-RN, with students regularly enrolled in the Mathematics Degree course, on the campus of the Federal University of Rio Grande do Norte. It is admitted that such a study is opportune to facilitate the understanding of the teaching-learning process, since it involved undergraduate students as subjects participating in the research, at the same time that the student narratives pointed out the expectations of the formation, for acting in the Basic Education system in the region. This study was opportune, as it highlighted the meaning they elaborate of university education with a view to the world of work.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53982
Appears in Collections:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_tese_jlmneto.pdf20,2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.