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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53889
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | A deriva e o transporte litorâneo de sedimentos no trecho entre Cumbuco e Matões – Costa noroeste do estado do Ceará |
Título en inglés: | Drift and littoral transport of sediments on the costal stretch between Cumbuco and Matões, Northwest Ceará State |
Autor : | Carvalho, Alexandre Medeiros Maia, Luís Parente Dominguez, José Maria Landim |
Palabras clave : | Sedimentos;Brasil- Ceará;Litoral-Transporte |
Fecha de publicación : | 2007 |
Editorial : | Arquivo de Ciências do Mar |
Citación : | CARVALHO, Alexandre Medeiros; MAIA, Luís Parente ; DOMINGUEZ, José Maria Landim. A deriva e o transporte litorâneo de sedimentos no trecho entre Cumbuco e Matões – Costa noroeste do estado do Ceará. . Arquivo de Ciências do Mar. Fortaleza, v.40. n. 1, p.43-51, 2007. |
Resumen en portugués brasileño: | O estudo hidrodinâmico do trecho litorâneo entre Cumbuco e Matões, costa NW do Estado do Ceará, foi realizado tomando como base um método empírico que utiliza o processo gráfi co de confecção de diagrama de refração, associado a trabalhos de campo. Este procedimento considerou também a infl uência da geometria costeira no processo morfogenético, onde o vento e as ondas exercem papel fundamental. Os cálculos da intensidade e sentido da deriva litorânea demonstraram sua maior efetividade no sentido de SE-NW, e sua intensidade varia para os diferentes trechos da linha de costa. Esta abordagem resultou na concepção de um modelo que trata do comportamento da geometria costeira em forma de espiral, considerando principalmente a deriva litorânea de sedimentos, onde os resultados empíricos puderam ser associados às respostas observadas em campo, as quais são materializadas em processos erosivos e/ou deposicionais |
Abstract: | The hydrodynamic study of the littoral sector between Cumbuco and Matões, NW coast of Ceará Sstate, was carried out through an empirical method that makes use of a graph-based refraction diagram associated with fi eld work. This procedure has also considered the the coastal geometry infl uence on geomorphogenesis processes, where wind and waves exert a fundamental role. Modelling of the intensity and direction of the longshore transport has shown that the prevailing direction is SE-SW and its intensity is changeable in the various costal sectors. This approach led to the development of a concept model which deals with a spiral-shaped coast geometry, mostly considering the potential sediment littoral drift, whose empiric results could be associated with fi eld observations evidenced as erosive and/or depositional processes. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53889 |
ISSN : | 0374-5686 2526-7639 (online) |
Aparece en las colecciones: | LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas |
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