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Type: Artigo de Periódico
Title: A deriva e o transporte litorâneo de sedimentos no trecho entre Cumbuco e Matões – Costa noroeste do estado do Ceará
Title in English: Drift and littoral transport of sediments on the costal stretch between Cumbuco and Matões, Northwest Ceará State
Authors: Carvalho, Alexandre Medeiros
Maia, Luís Parente
Dominguez, José Maria Landim
Keywords: Sedimentos;Brasil- Ceará;Litoral-Transporte
Issue Date: 2007
Publisher: Arquivo de Ciências do Mar
Citation: CARVALHO, Alexandre Medeiros; MAIA, Luís Parente ; DOMINGUEZ, José Maria Landim. A deriva e o transporte litorâneo de sedimentos no trecho entre Cumbuco e Matões – Costa noroeste do estado do Ceará. . Arquivo de Ciências do Mar. Fortaleza, v.40. n. 1, p.43-51, 2007.
Abstract in Brazilian Portuguese: O estudo hidrodinâmico do trecho litorâneo entre Cumbuco e Matões, costa NW do Estado do Ceará, foi realizado tomando como base um método empírico que utiliza o processo gráfi co de confecção de diagrama de refração, associado a trabalhos de campo. Este procedimento considerou também a infl uência da geometria costeira no processo morfogenético, onde o vento e as ondas exercem papel fundamental. Os cálculos da intensidade e sentido da deriva litorânea demonstraram sua maior efetividade no sentido de SE-NW, e sua intensidade varia para os diferentes trechos da linha de costa. Esta abordagem resultou na concepção de um modelo que trata do comportamento da geometria costeira em forma de espiral, considerando principalmente a deriva litorânea de sedimentos, onde os resultados empíricos puderam ser associados às respostas observadas em campo, as quais são materializadas em processos erosivos e/ou deposicionais
Abstract: The hydrodynamic study of the littoral sector between Cumbuco and Matões, NW coast of Ceará Sstate, was carried out through an empirical method that makes use of a graph-based refraction diagram associated with fi eld work. This procedure has also considered the the coastal geometry infl uence on geomorphogenesis processes, where wind and waves exert a fundamental role. Modelling of the intensity and direction of the longshore transport has shown that the prevailing direction is SE-SW and its intensity is changeable in the various costal sectors. This approach led to the development of a concept model which deals with a spiral-shaped coast geometry, mostly considering the potential sediment littoral drift, whose empiric results could be associated with fi eld observations evidenced as erosive and/or depositional processes.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53889
ISSN: 0374-5686
2526-7639 (online)
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